NOTÍCIAS

Secretaria de Estado da Educação do ES 14:24, 10 set 2019 Lição de sustentabilidade: alunos produzem sabão com óleo de cozinha usado

Lição de sustentabilidade: alunos produzem sabão com óleo de cozinha usado

Para reforçar alguns conceitos de Química trabalhados em sala de aula, como reação e reagente, bem como para ampliar a visão da educação ambiental nos estudantes, a Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Doutor Edward Nascimento, em Pedro Canário, incentivou a prática do reaproveitamento e sustentabilidade durante uma oficina de produção de sabão a partir de óleo de cozinha usado.

Se despejado de forma inadequada no meio ambiente, o óleo de cozinha pode atingir uma dimensão expressiva de poluição. Na atividade proposta pela Escola, os estudantes fizeram um levantamento quantitativo com a comunidade do entorno sobre o descarte do produto. A partir dos dados coletados, os alunos conseguiram avaliar os impactos que essa atitude poderia ter para eles e para a população em geral.

Os estudantes puderam ver na prática como o material pode ser reciclado e reutilizado, durante a produção de sabão, realtaram as professoras Eliane Soares e Aline Barbosa Santos. "A ação procurou refletir e incentivar a mudança de atitude, chamando atenção de cada estudante e sua família sobre a necessidade de se educar ambientalmente”, disseram as professoras.


Tags: ES Secretaria de Estado da Educação do ES Sedu