NOTÍCIAS

Educação 10:33, 24 ago 2020 Letramento Digital inicia nova trilha ampliando conhecimentos sobre ferramentas

Letramento Digital inicia nova trilha ampliando conhecimentos sobre ferramentas

Aulas explorarão outras funcionalidades de plataformas já apresentadas nas lives anteriores

Com o tema “Mais recursos do Google Documentos”, o Letramento Digital iniciou nesta sexta-feira, 21 de agosto, a trilha “Querendo Mais”. Na nova etapa, o professor Márcio Machado, especialista e pós-doutor em Inovação, aprofundará o conhecimento sobre as ferramentas já apresentadas nas lives anteriores.

A aula desta sexta-feira foi a décima segunda da formação, e apresentou aos espectadores possibilidades mais avançadas de uso do Google Documentos. A iniciativa integra o conjunto de ações da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) para implantação do modelo híbrido de ensino, que inclui as Aulas Remotas e presenciais, na Rede Estadual.

Segundo Machado, as aulas agora serão mais detalhadas, pois abordarão recursos mais complexos em reforço ao já apresentado. “Essas práticas que vamos ver nesta trilha não são essenciais, são de produtividade. Com o que vocês já aprenderam, vocês conseguem fazer muita coisa. Agora, vamos explorar mais funcionalidades”, disse aos alunos, durante a live.

Ao final do vídeo, o professor contou que no dia 27 de agosto, às 14h, será realizada a primeira live de capacitação voltada para os alunos, que dará início ao programa “Tipo aula: de aluno para aluno”. O tema da primeira edição será “Descomplicando o ensino remoto”. “Nossa equipe vai ensinar dicas muito úteis para o Google Classroom, Google Drive, entre outros, e trará alunos da Rede para contarem suas experiências com as aulas remotas”, pontuou.

No período do Letramento Digital, as aulas ao vivo ocorrem nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 14h. Nas terças e quintas às 17h e no sábado às 11h, ocorrem as lives para tirar dúvidas dos educadores. A transmissão ocorre sempre pelo canal do Youtube TV Seduc RS, até o dia 2 de outubro, e todas as aulas ficam gravadas.

Capacitação em Letramento Digital

No decorrer do Letramento Digital estão sendo abordados os seguintes tópicos: Tecnologias Assistivas; Cidadania Digital e Educação Midiática; Modelos de Atividades Remotas; Aulas Remotas com Google Sala de Aula; Atividades Pedagógicas no Ambiente Virtual; Recursos Avançados das Ferramentas Gsuite; Metodologias Ativas na prática; Explorando Tecnologias Educacionais por Área; e Socialização de Práticas Pedagógicas.

Aulas Remotas

Para que todos estejam preparados para as Aulas Remotas, a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul realiza capacitações para utilização da plataforma Google Sala de Aula com os professores da Rede Estadual de Ensino. A iniciativa compõe o modelo híbrido de ensino, que também compreende as aulas presenciais, sem data de retorno.


Tags: Educação RS