NOTÍCIAS

Sergipe 11:00, 3 jul 2020 Jornada online trará cuidados em saúde mental para alunos, professores e pais

Foto:

A jornada tem como objetivo favorecer a discussão das temáticas relevantes para o desenvolvimento socioemocional de alunos, profissionais da educação e pais.

Alunos das escolas públicas e pais de alunos estão convidados a participar da Jornada de Saúde Emocional, uma iniciativa da psicóloga clínica e escolar Lavínia Andrade, com as redes pública e particular de Sergipe. O evento online, inicialmente, foi realizado com os alunos do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, mas em comum acordo será estendido para todas as escolas públicas, no período de 7 a 9 de julho, com transmissão feita pelo canal do Youtube "Mais Atheneu", sempre a partir das 15h.

A jornada tem como objetivo favorecer a discussão das temáticas relevantes para o desenvolvimento socioemocional de alunos, profissionais da educação e pais. Trata-se de um serviço voluntário que conta com a doação de tempo e expertise de profissionais renomados que compreendem a função da escola pública e se dispõem a contribuir com essa atividade. Nesta quarta-feira, 1º, houve a Pré-Jornada, com a participação do psicólogo cognitivo comportamental Ricardo Gonzaga, e o tema do debate será "A data do Enem e a ansiedade da prova".

De acordo com Lavínia Andrade, o grande benefício para os que assistirem à Jornada será um ganho de estratégias e a ampliação de possibilidades para ficar bem neste momento de pandemia. "É importante porque esses alunos ganham recursos para gerenciar emocionalmente a vida deles, de uma maneira que traga um mínimo de bem-estar nesse momento atípico que estamos vivenciando. Eles estão distantes dos amigos, da rotina da escola, de tudo que vínhamos vivenciando presencialmente. A gente perde recursos que nós tínhamos. Então é preciso que a gente refaça essa rota na promoção de saúde mental", explicou.

Segundo Lavínia, toda a família dos estudantes está convidada a assistir à Jornada, bem como os professores e gestores escolares. Haverá atividades e a participação de diversos profissionais, que transmitirão conhecimentos sobre validação emocional, reconhecimento das emoções, entre outras abordagens.

Cronograma

Ambos debaterão o tema "Pandemia e a Saúde Mental de Professores". Logo em seguida será a vez de Thiara Meneses, Gerente de Marketing, que falará sobre "Mudanças sociais e a influência do marketing pessoal nas relações de trabalho". A primeira transmissão terminará com a participação das psicólogas Bruna Vasconcelos e Michelle Carvalho Nogueira, com a temática "O corpo e o seu potencial de autorregulação".

No dia 8 de julho, as convidadas e os respectivos temas de debate serão: a psiquiatra Clarissa Bastos e a psicóloga Lavínia Andrade, sobre "As emoções do Enem em mim"; a psicóloga Juliana Gois, sobre "Um plano de autocuidado: caminhos para desenvolvimento da resiliência"; a psiquiatra Mariana Brayner e a psicóloga Silvana Baumann, sobre "O olhar de cuidado de uma mãe: Exercício da maternidade na pandemia"; e o terapeuta André Britto, sobre "Meditação como um caminho de autoconhecimento e bem-estar".

O último dia da Jornada de Saúde Emocional, 9 de julho, contará com: Adelle Moade (psicologia clínica) e Eliza Silva (nutricionista), que debaterão o tema "Comportamento Alimentar, autoimagem e ansiedade em tempos de pandemia"; Andréa Borges e Lavínia Andrade (psicólogas), sobre "Métodos de Estudo e Organização de rotina em casa"; e Paula Jatobá (professora de Educação Física), sobre "Yoga na redução do estresse".


Tags: Sergipe SE Saúde Mental