NOTÍCIAS

Tocantins 10:10, 13 jun 2018 Itaú Social conclui formação do Programa Tutoria Pedagógica no Tocantins

Foto:

Thaís Souza 

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Educação, promove até o dia 15 de junho, para os servidores inseridos no Programa Tutoria Pedagógica, o último módulo do curso ofertado pela fundação Itaú Social. O encontro, que teve início nesta quarta-feira,13, ocorre das 8 às 12 h e das 14 às 18 h, no prédio do Conselho Estadual de Educação, Anexo I da Seduc.

O projeto, que é uma parceria entre o Governo do Tocantins e a Fundação Itaú Social, visa melhorar os processos de ensino e aprendizagem, por meio da promoção de formações continuadas para técnicos da rede estadual de educação. Neste ano, os 26 tutores participaram de quatro formações, avaliaram as atividades desenvolvidas em 2017 e, com base nos resultados, organizaram e planejaram as ações de 2018.

Durante a abertura, a formadora Márcia Giupatto Lourenço ressaltou alguns pontos estudados no decorrer destes anos, tais como descobertas, estranhamentos e questões consideradas relevantes pela equipe no decorrer das formações.

Implantadas em 2016, nas Diretorias Regionais de Educação (DRE) de Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Miracema, as formações são ministradas por profissionais do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS).  A parceria entre as instituições, com foco na formação de diretores escolares e técnicos das regionais para acompanhamento das atividades realizadas nas escolas foi firmada durante um encontro do Consórcio Brasil Central. Em 2018, os técnicos da DRE de Palmas foram inseridos no projeto, que será ampliado para todas as regionais. 

A técnica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da DRE de Palmas, Lucilene da Silva Carneiro, explicou que durante o período de formação foi possível identificar e discutir questões voltadas para a aprendizagem do adulto profissional e sua influência na prática da gestão. “O curso nos proporcionou uma reflexão de como auxiliar os alunos, pois no momento da tutoria desenvolvemos ações que atendam as necessidades e especificidades das escolas. Por meio da formação, aprendemos a identificar os diferentes modelos mentais, como desconstruir os que estruturamos ao longo da vida”, destacou.

Mônica Rocha, gerente de formação e técnica pedagógica da Seduc, salientou que os servidores que participaram do curso desde 2016 atuarão como tutores para os próximos cursistas. “Os cursistas atuarão como novos tutores, observando as especificidades de cada escola, pois o nosso objetivo é identificar boas práticas na gestão e sugerir, com base no conhecimento adquirido, melhorias que resultem na aprendizagem dos alunos”, concluiu a gerente.

 Tutoria Pedagógica

O Programa Tutoria Pedagógica se articula com diversas metas do Plano Nacional da Educação (PNE), especificamente a meta sete, que trata do fomento da qualidade da educação, assim, por meio desta formação continuada e em serviço, o gestor escolar pode se desenvolver no sentido de priorizar a aprendizagem dos estudantes, unindo esforços e primando pela formação de sua equipe e pela articulação da escola com a família e a comunidade.


Tags: Tocantins TO Seduc Tocantins Programa Tutoria Pedagógica