NOTÍCIAS

PRÊMIO ESCOLA 10 13:42, 13 dez 2017 Investimento em formação e acompanhamento pedagógico garantem melhorias nas redes municipais de ensino

Foto: Valdir Rocha e Lucas Leite

Ações acontecem como parte de uma grande mobilização do Programa Escola 10; experiências exitosas do programa foram premiadas.

Texto: Ana Paula Lins
Fotos de Valdir Rocha e Lucas Leite

O fortalecimento da formação de professores e o acompanhamento pedagógico das Secretarias Municipais de Educação (Semeds)  contribuíram para os resultados positivos que os municípios alagoanos registraram em menos de um ano de execução do Programa Escola 10 – união de forças entre Estado e municípios na busca por melhorias na qualidade da aprendizagem do estudante alagoano. A premiação das experiências exitosas do programa ocorreu na noite desta terça-feira (12) no Centro de Convenções.

No município de Colônia Leopoldina, na região norte do estado, foram feitos encontros quinzenais com cerca de 20 professores. As ações beneficiaram mais de mil estudantes do 5º e 9º anos da cidade.

“Percebemos que, após esse trabalho, alunos que tinham dificuldade para interpretação de texto melhoraram sua proficiência”, observa a articuladora de ensino da Semed, Rosilene Maria da Silva.

A secretária de Educação de Colônia Leopoldina, Alessandra Costa, comemora os resultados alcançados. “Já registramos melhorias nos índices de aprovação de nossos alunos, trabalho que é consequência de um acompanhamento pedagógico”, conta.

Troca de experiências – No município de Coruripe, a meta foi a superação. Detentor de um dos melhores desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Alagoas, o município do litoral sul apostou na troca de experiências entre as suas escolas.

“Todas as escolas se engajaram, não mediram esforços. Realizamos encontros periódicos, intensivões, gincanas, onde tanto professores como alunos puderam discutir ideias”, recorda Fabiana Rocha, articuladora de ensino da Semed Coruripe.

Reconhecimento – Os prefeitos e secretários de Educação presentes ao evento destacaram a importância do reconhecimento das ações exitosas do Escola 10 nos municípios.

“É um prazer vermos que a educação pública está tomando novos rumos. Hoje, temos uma disputa muito saudável entre os municípios na busca por melhores resultados”, destaca o secretário de Educação de Coruripe, Artur da Rocha.

O prefeito de Roteiro Vladimir Brito pensa da mesma forma. “Receber o Prêmio Escola 10 é uma alegria imensurável. Mostra que estamos no caminho certo”, observa o gestor.


Tags: Alagoas AL Escola 10 premiação escola 10 PRÊMIO ESCOLA 10