NOTÍCIAS

Inovação e Tecnologia 17:51, 27 jan 2017 Inovação, Tecnologia e Conectividade nas escolas é tema de seminário

Foto:

Evento foi promovido pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação

A Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação reuniu nesta sexta-feira (27) especialistas, secretários estaduais e municipais de educação, além de técnicos das secretarias, para discutir Inovação Tecnologia e Conectividade nas Escolas. Representantes do Ministério das Comunicações também participaram. Na ocasião, a secretária de Educação do Mato Grosso do Sul e presidente em exercício do Conselho Nacional de Secretários de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, apresentou o resultado preliminar do GT de Inovação e Tecnologia da entidade, para enriquecer a discussão.

"O Consed tem um grupo de trabalho estudando este tema profundamente e está aqui para colaborar. Precisamos construir uma politica nacional de conectividade para que os estudantes possam ter na escola aquilo que os atrai para fora delas, vez que muitos se evadem por estar faltando esse momento de trabalhar com as tecnologias. Nesse ambiente, o professor poder ser aquele que vai mediar a informação e, para mediar, ele vai precisar da conectividade", destacou a secretária.

O secretário de Educação Básica, Rossiele Soares, também falou sobre a importância do Conselho de Secretários no debate. "O Consed tem uma maturidade muito grande de debate e esperamos utilizar essa maturidade hoje, mas a gente não pode construir essa política sem ouvir os municípios, por isso a presença da Undime. A Tecnologia por si só não fará nenhuma diferença se a gente não tiver muito claro o que a gente quer fazer com isso. E a Base Nacional Comum vai ser uma luz não apenas para o uso das tecnologias mas para uma série de outros programas", concluiu.

Também participaram do evento os secretários estaduais de Educação do Espírito Santo, Haroldo Correa, Rio Grande do Norte, Claudia Santa Rosa, e do Rio Grande do Sul, Luís Alcoba, além do diretor institucional do Consed, Antonio Neto.

Diretrizes

Sobre o documento apresentado pelo Consed, a coordenadora de projetos do conselho, Emília Marinho, explicou: "São diretrizes para uma nova Política de Inovação e Tecnologia Educacional (2017-2021), elaboradas a partir de análises comparativas de políticas públicas em outros países, e pelas lições aprendidas com as ações de tecnologia educacional já implementadas no Brasil. Além disso foram realizadas discussões sobre o tema com os Secretários Estaduais de Educação, gestores de tecnologia educacional nas Secretarias Estaduais de Ensino e especialistas." O apoio técnico para realização dos estudos e sistematização do conteúdo foi realizado pelo Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB).


Tags: Portal Inovação e Tecnologia