15:37, 3 jun 2015
Iniciativa Educadores do Brasil

Iniciativa Educadores do Brasil une prêmios sobre educação

Foto: Bruno Mota/Consed

MEC, Undime, Consed e parceiros privados e do terceiro setor integram esforços por meio dos Prêmios Professores do Brasil e Gestão Escolar.

Foi lançada na sexta-feira, 29/05, a iniciativa Educadores do Brasil, que faz a integração entre os prêmios Professores do Brasil, do Ministério da Educação, e Gestão Escolar, realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed. A cerimônia de lançamento aconteceu em Brasília e teve a presença do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.

A iniciativa foi estabelecida pelo MEC, Consed, Undime, em parceria com instituições privadas e do terceiro setor. O foco é sobre a meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE) – valorização dos profissionais do magistério das redes públicas de educação básica – e na redefinição do papel do diretor a partir da disseminação de boas práticas de gestão.

Para o ministro, os dois prêmios valorizam os educadores e as boas práticas nas escolas. Algo que vai além da importância da premiação. “Mais do que o prêmio, estas iniciativas têm o lado pedagógico muito forte, onde em um ano você tem a premiação e no outro você tem a prática, além do incentivo nos estados e municípios para adotar as práticas mais relevantes”.

Para o presidente do Consed, Eduardo Deschamps, a integração obedece à lógica de colaboração entre os entes federados a partir da consolidação do Sistema Nacional de Educação. “A intenção é unir esforços, avançar no rumo do estabelecimento de um sistema nacional de educação, respeitando-se cada ente federado, mas com organização baseada na cooperação federativa”, afirmou.

Segundo a presidenta da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime, Cleuza Repulho, "é importante que a gente consiga trabalhar junto, seja no prêmio, seja na expectativa do corte, para que [o contingenciamento] não atinja mais ou menos um ou outro ente da Federação. As nossas divergências vão acontecer, mas é preciso saber superar [o desafio]", diz.

Embora integrados, com um mesmo prazo de inscrição e um site único, os dois prêmios permanecem com o foco específico. Cada um com o público-alvo e as regras de seleção próprias. Ambos distribuem premiação em dinheiro aos profissionais e escolas selecionados.As inscrições deste ano serão abertas em 15 de junho e vão até 14 de setembro. Mais informações no site www.educadoresdobrasil.org.br.

Histórico dos Prêmios
Concebido em 1998 pelo Consed, o Prêmio Gestão Escolar contempla projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público e conta, em sua trajetória, com a participação de cerca de 34 mil escolas de todas as regiões do país. Já o Professores do Brasil, criado pelo MEC em 2005, objetiva reconhecer, premiar e divulgar o mérito de docentes das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade.

Com informações da Undime/MEC/Agência Brasil

Compartilhar

Outras Notícias