NOTÍCIAS

Iniciativa Educadores do Brasil 17:00, 26 nov 2015 Iniciativa Educadores do Brasil anuncia vencedores durante cerimônia em Brasília

Foto:

No dia 3 de dezembro, professores e escolas públicas receberão premiação por boas práticas de ensino e gestão escolar.

Na próxima quinta-feira (3/12), o Ministério da Educação, o Consed e a Undime vão anunciar os nomes das melhores iniciativas vencedoras dos prêmios Professores do Brasil - PPB e Gestão Escolar - PGE 2015. O resultado final só será conhecido às 16h, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília (DF), onde as cinco (5) escolas finalistas e os 30 professores por categoria vão receber o troféu e a premiação correspondente à colocação (veja lista das escolas e professores finalistas). O evento contará com transmissão ao vivo da TV Escola e apresentação de Barbara Pereira e Murilo Ribeiro, do Salto para o Futuro, programa de referência para professores e educadores de todo o país.

Neste ano, das 7.810 escolas participantes, 27 foram selecionadas destaques estaduais. Dessas, cinco (5) compõem o grupo de finalistas do PGE 2015. O Prêmio Gestão Escolar avalia as boas práticas e busca incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promoção de ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias. O Prêmio Professores do Brasil seleciona professores que demonstrem efetivas melhoras nos indicadores educacionais de acesso, de permanência e de rendimento dos alunos envolvidos a partir de experiência vivida na sala de aula.

Segundo Fátima Gavioli um dos pontos fortes da iniciativa "é o ganho para a comunidade escolar, que pode utilizar as mesmas ferramentas para analisar a evolução dos processos de gestão", afirma. A também coordenadora do eixo gestão escolar e vice-presidente do Consed, Maria Cecilia Amendola, ressaltou que a cerimônia de premiação é uma oportunidade para a troca de experiências e multiplicação das boas estratégias de gestão escolar.

Workshop Iniciativa Educadores do Brasil - Nos dias 1º e 2 de dezembro, véspera do evento, professores finalistas e gestores das escolas finalistas participam do Workshop Iniciativa Educadores do Brasil, com mesas temáticas e oficinas.

Iniciativa Educadores do Brasil - A iniciativa foi estabelecida pelo MEC, Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - Undime, visando ao avanço na qualificação do ensino. O foco é sobre a meta 17 do Plano Nacional de Educação – valorização dos profissionais do magistério das redes públicas de educação básica – e na redefinição do papel do diretor a partir da disseminação de boas práticas de gestão.

Entre os parceiros da iniciativa estão a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura – Unesco e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE.

Os Prêmios - Concebido em 1998 pelo Consed, o Prêmio Gestão Escolar contempla projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público e conta, em sua trajetória, com a participação de cerca de 34 mil escolas de todas as regiões do país. Já o Professores do Brasil, criado pelo MEC em 2005, objetiva reconhecer, premiar e divulgar o mérito de docentes das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade.

Tags: Consed Prêmio Gestão Escolar Gestão Escolar Portal Gestão da Educação MEC eixos prioritários Iniciativa Educadores do Brasil Prêmio Professores do Brasil Undime