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Novo Ensino Médio 15:14, 19 jun 2019 Hotsite sobre o Novo Ensino Médio já está no ar

Hotsite sobre o Novo Ensino Médio já está no ar

Todas informações sobre as 300 escolas-piloto do Estado estão disponíveis no portal

O caminho para a construção do Novo Ensino Médio no Rio Grande do Sul alcançou mais uma etapa de grande representatividade. Já está no ar o hotsite http://portal.educacao.rs.gov.br/novo-ensino-medio com todas as informações sobre o trabalho já em curso em 300 escolas-piloto do Estado, divididas em grupos de 10 por Coordenadoria Regional de Educação (CRE). O espaço serve como um portal ao dar visibilidade e apresentar à sociedade gaúcha todas as informações sobre o projeto que visa atualizar o aprendizado dos alunos diante de uma sociedade em transformação. São destacados no site os marcos legais, principais mudanças, Base Nacional Curricular (BNCC) e Itinerários Formativos, dados sobre o andamento e os estágios da construção do programa, além de espaço para a divulgação das experiências realizadas nas escolas-piloto em conjunto com as CREs e Secretaria Estadual da Educação (Seduc).

“Essas primeiras escolas construíram ao longo dos meses projetos que funcionarão como o ponto de partida dessa importante mudança em curso na Educação em todo o Brasil. Agora é o momento onde alunos, professores, equipes diretivas e, a comunidade, poderão avaliar se as novas propostas estão de acordo com suas necessidades locais”, explica o secretário estadual da Educação, Faisal Karam.

A proposta do Novo Ensino Médio busca incentivar o protagonismo juvenil e a formação integral do jovem, ao estabelecer uma estrutura curricular comum a todas as escolas, e possibilitar maior autonomia para os estudantes definirem os rumos da sua educação, de acordo com seus interesses e afinidades pessoais.

“A escola tem que saber qual a sua demanda, de onde vêm seus alunos, sua estrutura física, e também saber do que sua comunidade precisa. Assim, ela conseguirá estar de acordo com a realidade a sua volta e permitirá esse protagonismo ao aluno atuando em áreas como empreendedorismo, inovação e criatividade” explica Adriana Schneider, coordenadora Estadual do Ensino Médio e líder da equipe técnica da Seduc sobre o tema.

Hora de escutar

Para que possa ser avaliada a efetividade do trabalho realizado até o momento, ao longo do mês de junho estará disponível no hotsite uma pesquisa de opinião chamada Ferramenta de Escuta. Podem responder alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, alunos do Ensino Médio, professores, familiares e membros da comunidade local. Por meio dela, serão realizados diagnósticos que terão impacto direto na elaboração dos itinerários formativos, que são as áreas de interesse dentro do currículo que podem ser escolhidas pelo aluno.

Após o processamento desses dados, serão promovidas discussões junto à comunidade e escolas para a concretização das mudanças necessárias. O questionário será aplicado, em um primeiro momento, para as 300 escolas-piloto, e os resultados permitirão uma análise precisa sobre a efetividade das ações.

“A plataforma não é um ambiente fechado, o público tem amplo acesso. Queremos mostrar que o trabalho está vivo e é contínuo. É sobre o protagonismo do aluno, protagonismo do professor e queremos que as escolas se enxerguem”, completa Adriana Schneider.

Na próxima etapa, as escolas passarão a dar início a ações que funcionarão como um ensaio dessa flexibilização curricular que está em construção. É o momento onde o estudante poderá escolher suas áreas de interesse, em atividades-teste com formatos que sejam adequados para a realidade da escola e de sua comunidade.

Sobre o Novo Ensino Médio

O novo Ensino Médio tem, entre os seus objetivos, promover o protagonismo do estudante, a valorização da capacidade criativa dos professores e a permanência escolar por meio de aprendizagem com qualidade. Todas as fases de preparação e planejamento são para a implementação em 2020 nas Escolas-Piloto. Após período de observação e ajustes, no ano de 2022, todas as escolas de ensino médio brasileiras já deverão estar adaptadas.


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