NOTÍCIAS

Sergipe 13:43, 29 out 2020 Gratidão: servidores aposentados da Seduc são homenageados em evento virtual

Foto:

Na semana em que é comemorado o Dia do Servidor, 500 profissionais aposentados da Educação de Sergipe receberam seus certificados em reconhecimento aos serviços prestados à Educação Pública

“Talvez, hoje, os superlativos e adjetivos sejam poucos para expressar meus sentimentos. Trabalhamos por um bem comum, de benefício coletivo, cumprindo com compromisso e dedicação as nossas funções”, declarou a professora Maria Vilma da Rocha, durante a solenidade virtual da sétima edição do projeto Gratidão, ação da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Recursos Humanos (DRH), que visa a homenagear os profissionais aposentados do serviço público. Na ocasião, um representante de cada diretoria regional de educação (DRE) recebeu simbolicamente o certificado em reconhecimento.

Transmitido via YouTube da Educação Sergipe, em respeito aos protocolos de segurança sanitária para evitar aglomeração, o projeto Gratidão se reinventa, mas continua com a mesma essência: agradecer àqueles que se dedicaram à cultura, ciência, arte, conhecimento e construção de valores humanos essenciais à vida em sociedade.

Na sala de aula, na gestão escolar e também no administrativo da Seduc, a professora Maria Vilma da Rocha construiu uma carreira de muita dedicação ao serviço público. Ela esteve lotada na DRE 3, permanecendo por 20 anos, onde lecionou em escolas como o tradicional Colégio Estadual Murilo Braga, exercendo também a função de coordenadora pedagógica. No Complexo Administrativo da Seduc, a servidora encerrou seu ofício no Departamento de Inspeção Escolar (Dies).

“É bastante gratificante essa oportunidade que temos de contar quem somos, no que contribuímos e a mensagem que deixamos. Homens e mulheres de bem que trabalharam por um bem comum, de benefício coletivo, cumprindo com compromisso e dedicação as nossas funções para que a máquina pública funcione com qualidade. Enquanto professores, necessitamos de uma “fortuna” muito especial: a sede de saber dos nossos alunos, sua simpatia, seu respeito e sua amizade. Posso dizer que tive muita “fortuna” nesse sentido”, salientou Maria Vilma.

Idealizador da iniciativa, o secretário da Seduc, professor Josué Modesto do Passos Subrinho, afirma que momentos como esse não devem passar em branco. “É uma ação que considero fundamental. É importante para nós que somos professores termos a ideia de darmos sentido a nossa trajetória, a tudo que construímos, o que passamos aos nossos estudantes. Portanto, estamos aqui para agradecer em nome da sociedade sergipana, do nosso governo, especialmente dos seus alunos e ex-alunos, a dedicação que esses profissionais tiveram para construção e fortalecimento da educação pública”.

Para o superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo de Santana, os profissionais aposentados deixarão um significativo legado para o serviço público. “Precisamos continuar ouvindo as experiências desses servidores que estão se aposentando. São depoimentos que trazem em si a importância do trabalho coletivo que vai além da comunidade escolar”, frisou.

Já o diretor do DRH, professor Jorge Costa Júnior, assegura que conquistar a aposentadoria, após anos de dedicação ao conhecimento, é comungar de um direito que ainda não é universal e que foi duramente conseguido no Brasil. “Aposentadoria não deve ser sinônimo de imobilidade e ociosidade e sim um direito, que deve ser usufruído com alegria e gratidão. Sonhem novos sonhos. Desenvolvam em suas vidas novos projetos. Vivam intensamente com a sabedoria dos experientes. Vocês serão educadores sempre, mesmo não estando mais na profissão. O exemplo que educa é a coroa que os distinguirá na vida”, concluiu.

A solenidade também contou com a participação da professora Ivanete dos Santos, coordenadora do Centro de Qualificação de Pessoal Professor Antônio Garcia Filho (CQP).


Tags: Sergipe SE