NOTÍCIAS

Regime de Colaboraçãore 17:55, 25 fev 2021 Governo leva formação continuada para profissionais que atuam no interior de Roraima

Governo leva formação continuada para profissionais que atuam no interior de Roraima

Secretário Adjunto Semaias Alexandre participou da abertura dos cursos

Por Mágida Azulay Khatab

Foto: Ascom/Seed

Nos dois últimos anos, o Governo do Estado, reconhecendo e valorizando a Educação de Roraima, vem fortalecendo o regime de colaboração entre a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e as Secretarias Municipais de Educação por meio da parceria entre Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação) e Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).

Entre os frutos desse regime de colaboração, estão os cursos de formação continuada para profissionais que atuam nas redes municipais do interior do Estado. Nesta quinta-feira, 25, tiveram início as formações para Cantá, Caroebe e Mucajaí, com a participação de 349 cursistas.

O secretário adjunto de Educação Básica da Seed, Semaias Alexandre, participou da abertura dos cursos via web, que também contou com participação de Ramis Minguens da Costa, secretário municipal adjunto de Educação de Caroebe; Stela Damas, diretora do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais de Educação de Roraima); técnicos, servidores e cursistas.

“É um motivo de orgulho estarmos juntos com os formadores e com os secretários municipais, vivenciando essa pandemia e fazendo a nova educação acontecer. Os cursos de formação serão online como forma de motivar e orientar o novo fazer pedagógico nas escolas”, destacou Semaias Alexandre.

Os cursos

Os cursos são destinados aos gestores escolares, professores, secretários e auxiliares de secretaria escolar e para professores que atuam com a educação inclusiva. As formações possuem carga horária de 80 horas. As aulas serão no formato remoto e seguem até o dia 22 de abril.

Estão sendo ofertados os seguintes cursos: “Gestão Escolar: os desafios e possibilidades na prática”, “Novas perspectivas sobre o trabalho da secretaria escolar”, “Metodologias Ativas para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental” e “Professores Auxiliares fomentando as suas práticas educativas da Educação Especial Numa Visão Inclusiva”.

Neste momento está sendo ofertado para Mucajaí apenas o curso destinado aos secretários escolares e, futuramente, as formações também chegarão para os demais profissionais do município.

Na programação de formação do Ceforr, setor responsável pela execução dos cursos, os próximos municípios a serem atendidos são Caracaraí, Iracema, Mucajaí e Pacaraima.

Para Pacaraima, estão em construção quatro cursos destinados a professores, gestores, profissionais da secretaria escolar e profissionais de copa e cozinha. Para Iracema e Caracaraí também serão ofertadas formações para gestores e professores. As inscrições serão amplamente divulgadas.

Tags: RR Regime de Colaboração Regime de Colaboraçãore