NOTÍCIAS

Tocantins 14:30, 26 fev 2021 Governo do Tocantins renova convênio com Associação Gurupiense de Amigos do Basquete e entrega novos ônibus escolares à instituição

A titular da Seduc, professora Adriana Aguiar, reforçou a importância do trabalho da Agab A entrega dos ônibus escolares vai fortalecer o trabalho social realizado pela Associação
Foto: Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

A renovação do convênio e a entrega dos ônibus escolares vão fortalecer o trabalho social realizado pela Associação

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), renovou o convênio com a Associação Gurupiense dos Amigos do Basquete (Agab), nesta quinta-feira, 25. Em evento na sede da Associação, foi realizada, ainda, a entrega de dois novos ônibus escolares para a entidade.

Os veículos dispõem de equipamentos de acessibilidade, sendo um com 29 e outro com 59 lugares. A renovação do convênio, bem como os ônibus escolares disponibilizados pelo Governo do Tocantins, vão fortalecer o trabalho social realizado pela Associação. Especificamente quanto aos veículos, estes vão assegurar melhores condições de transporte dos alunos, visto que a Agab busca alunos nas comunidades e os leva de volta para suas casas.

O governador Mauro Carlesse destacou que é compromisso do Governo fomentar projetos de inclusão por meio do esporte.

"O que mais me deixa feliz é saber que são parcerias que conduzem essa entidade e que ela promove um trabalho de excelência na cidade de Gurupi, ajudando a formar cidadãos. Por isso essa parceria nos orgulha, por ver o compromisso com a comunidade e com o esporte, de forma responsável", ponderou.

A titular da Seduc, professora Adriana Aguiar, reforçou a importância do trabalho da Agab para o desenvolvimento educacional daqueles que participam e frequentam o projeto.

"É satisfatório ver o resultado dessa parceria que é realizada há anos. O compromisso da Agab reflete positivamente no trabalho em sala de aula, visto que é um projeto que cumpre a missão de fazer a Educação caminhar lado a lado com o desenvolvimento social. Queremos ver mais frutos colhidos nesta instituição, que condicionada por princípios, visa contribuir para o bem estar social da comunidade de Gurupi", frisou.

Já o idealizador da Associação,o procurador de Justiça Ricardo Vicente, pontuou que o convênio é de grande relevância para a manutenção do trabalho da Agab. "São 25 anos de atendimento e em todos esses anos contamos com o apoio do Governo do Estado.  Esse incentivo do governador Mauro Carlesse é importante, pois são mais de 2.000 pessoas atendidas nas atividades de inclusão e esporte ofertadas aos estudantes e à comunidade".

Comunidade

Na ocasião, João Vitor de Lima, que estuda no Colégio Estadual José Seabra de Lemos, falou sobre o que a Agab representa para ele e seus colegas.

"A Agab é um importante para mim, pois é um lugar onde crianças e adolescentes podem aprender vários tipos de esporte, além de aprender a respeitar uns aos outros".

Sobre a Agab

A Associação  Gurupiense Amigos do Basquete (Agab)  foi criada em 1997. É uma entidade sem fins lucrativos que realiza um trabalho voluntário de inclusão social, profissionalizando, no esporte, crianças e adolescentes, em sua maioria filhos de famílias vulneráveis de Gurupi, prevenindo a criminalidade por meio do esporte.

A Agab foi idealizada pelo então procurador de Justiça Dr. Ricardo Vicente, que também é formado em educação física. Ele hoje atua como  procurador de Justiça em Palmas e continua dando suporte para a continuidade do projeto.

A entidade oferta diversas modalidades esportivas, sendo o basquete o carro-chefe. Atualmente, 2.197 alunos matriculados nas redes estadual e municipal de ensino de Gurupi são atendidos pela Agab.


Tags: Tocantins TO