NOTÍCIAS

Tocantins 17:48, 15 out 2020 Governo do Tocantins premia 683 educadores tocantinenses com o Selo ‘Quem Educa, Faz!’

Secretária Adriana destacou o esforço dos educadores na promoção do Selo A cada anúncio dos premiados, vibrações e comemorações dos educadores Rosemary Tinoco, diretora da Escola Estadual Vale do Sol, de Palmas, vencedora na subcategoria Iniciativas Pedagógicas Os melhores trabalhos, instituições de ensino e profissionais destaques foram agraciados com diversos prêmios
Foto: Reprodução Dicom Seduc

Cerimônia marca homenagem ao Dia do Professor e encerramento das atividades do Seminário ‘Profissão Professor: papel essencial para mudar o mundo’

Alcione Luz/Governo do Tocantins

As iniciativas pedagógicas de sucesso e o crescimento nos índices de aprendizagem apresentados pelas escolas tocantinenses, no último ano, foram reconhecidos de forma honrosa pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Em cerimônia on-line, realizada nesta quarta-feira, 14, a Seduc concedeu 683 premiações aos vencedores do Selo ‘Quem Educa, Faz!’, que visa valorizar as experiências pedagógicas exitosas e o trabalho dos profissionais da educação.

O evento festivo marcou o ciclo de homenagens da Seduc ao Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, e o encerramento das atividades do Seminário ‘Profissão Professor: papel essencial para mudar o mundo’, promovido pela Pasta com diversas palestras voltadas aos educadores.

Foram premiadas unidades escolares classificadas em duas categorias: Indicadores de Qualidade/ Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb 2019 e Projetos Pedagógicos, premiando profissionais de todas as etapas da educação básica e iniciativas pedagógicas, para servidores que atuam nas Escolas Estaduais e Municipais, nas Diretorias Regionais de Educação (DREs) e nas Secretarias Municipais de Educação.

A cada anúncio, vibrações e comemorações de profissionais da educação, festejando com alegria e empolgação pelo reconhecimento e valorização mediante os resultados e evolução nos rendimentos nas escolas tocantinenses.

“Fiquei muito feliz pelo reconhecimento. Inscrevi três projetos e fiquei surpresa com esse resultado. Esse projeto de formação realizado desde 2018 na escola tem trazido união na equipe e mais respeito dos professores. É primordial que o diretor seja pedagógico por isso faço acompanhamento pedagógico junto com eles. Que esse meu exemplo possa levar outros diretores a tomarem essa iniciativa”, vibrou Rosemary Aparecida Tessarin Tinoco, diretora da Escola Estadual Vale do Sol, de Palmas, vencedora na subcategoria Iniciativas Pedagógicas com o projeto ‘Diretor escolar formador: a prática pedagógica em consonância com o acompanhamento do Ideb’.

“A equipe da Diretoria Regional de Educação de Gurupi se sente imensuravelmente honrada. Manifesto nossa grande alegria em poder despontar com resultados tão brilhantes e que só reforçam o saldo de um trabalho coeso e cooperativo em equipe, o que traduz a essência da verdadeira gestão escolar de qualidade”, destacou a Claudia Moreira, diretora da DRE de Gurupi, que conquistou o 1º lugar na categoria Indicadores de Qualidade/Resultados Ideb 2019, Subcategorias DREs, nas três etapas da educação básica: Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Já as DREs com o maior crescimento no Ideb 2019 foram: Miracema (Anos Iniciais do Ensino Fundamental), Porto Nacional (Anos Finais do Ensino Fundamental) e Guaraí (Ensino Médio).

Escolas Estaduais

O Educandário Evangélico Ebenezer, jurisdicionado à DRE de Gurupi, foi premiado como a Escola Estadual que alcançou a maior nota no Ideb 2019, nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Já na etapa Ensino Médio, o premiado foi o Instituto Presbiteriano Araguaia, também da DRE de Gurupi.

Professores destaques

Duas unidades escolares do município de Araguatins foram destaques na premiação, conquistando o primeiro lugar na subcategoria ‘Professores que apresentaram o maior crescimento no Ideb 2019’. Gina Gonzaga de Sousa, (Língua Portuguesa e Matemática) e Elizete da Conceição Silva (Língua Portuguesa e Matemática), do Colégio Estadual Irmãos Filgueiras, receberam a premiação referente aos anos iniciais do Ensino Fundamental.

“Estou muito feliz pelo resultado da nossa escola. Algumas ações implementadas juntamente com toda a equipe escolar foram decisivas para essa conquista. Trabalhamos atividades dinâmicas, vídeo aulas, premiações e incentivos aos alunos destaques, que refletiram no sucesso alcançado hoje”, explicou a professora Elizete da Conceição Silva.

Rúbia Marília de Souza Serrão, da Escola Estadual Manoel Gomes da Cunha, de Araguaína, foi a vencedora na categoria Professor de Ensino Médio, com o projeto Meio Ambiente: Arborização – Preservação do espaço escolar e da comunidade rural – um bem comum a todos. 

A relação de todos os premiados no Selo está disponível para acesso no site da Seduc na aba ‘Quem Educa, Faz!’.  

A titular da Pasta, Adriana Aguiar, participou de toda a cerimônia da premiação. “Sinto-me extremamente honrada em comemorar essa profissão, que escolhi pra minha vida, com nossos colegas educadores de todo o Tocantins. Não estamos só comemorando, mas coroando o trabalho realizado pelos nossos professores, unidades escolares e equipes técnicas. O sucesso da escola é o sucesso de todos aqueles que fazem a educação. É um momento de sentimento de gratidão pelo trabalho de excelência que está sendo realizado nas nossas unidades apresentados nesses índices de evolução da aprendizagem. Isso mostra que as pessoas querem fazer parte desse processo de transformação da educação. A essência de todo o evento foi motivado pelo trabalho que vocês, professores, desenvolvem. Estou uma professora muito feliz e realizada”, ressaltou a gestora.

Prêmios

Os melhores trabalhos, instituições de ensino e profissionais destaques foram agraciados com diversos prêmios: placas e certificados de bronze, prata e dourado; participação em intercâmbios culturais educacionais, estadual e interestadual; publicação de artigo sobre a iniciativa pedagógica; kits multimídias (lousa digital, projetor de curta distância, computador); bonificação para os profissionais das escolas e publicação dos projetos selecionados.

Apresentações artísticas

Para celebrar o momento especial de conquistas e reconhecimento durante o evento foram realizadas apresentações musicais com os artistas Márcio Natureza e Júnior 7 Cordas.


Tags: Tocantins TO