NOTÍCIAS

Secretaria de Educação do Rio de Janeiro 09:35, 11 ago 2020 Governo do Rio inaugura Colégio Estadual vocacionado ao Ensino Cívico-Militar em Cordeiro

Carlos Magno
Foto: Carlos Magno

Escola funcionará em horário integral e contará com o Corpo de Bombeiros como parceiro

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), em parceria com o Corpo de Bombeiros, inaugurou, no dia 3 de agosto, o Colégio Estadual 2º Tenente BM Sérgio Rodrigues da Silva, no município de Cordeiro, na Região Serrana. A escola funcionará em horário integral e será vocacionada ao Ensino Cívico-Militar. 

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, o secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, coronel Roberto Robadey, o coronel Ricardo Macedo, da Diretoria Geral de Ensino e Instrução (DGEI), e o prefeito de Cordeiro, Luciano Ramos, estiveram presentes no evento. Professores e profissionais da escola, além de alunos e familiares, também marcaram presença na solenidade. 

— Os alunos aproveitarão muito e levarão os valores militares para toda a vida. Não tenho dúvidas que se lembrarão com carinho dessa escola, quando reunirem as turmas para relembrarem os tempos de juventude — declarou o governador Wilson Witzel. 

A escola ofertará vagas para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os alunos irão contar com as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que são ministradas por professores da rede pública estadual. Além disso, também aprenderão conhecimentos específicos do eixo vocacionado ao Ensino Cívico-Militar. 

— Neste ano, 12 novas escolas vocacionadas ao Ensino Cívico-Militar, localizadas em 11 municípios do Rio de Janeiro, iniciaram as atividades. Além de Cordeiro, as novas unidades estão situadas na capital, São Gonçalo, Rio Bonito, Areal, Carmo, Araruama, Miracema, Santo Antônio de Pádua, Três Rios e Resende, onde foi realizada a última inauguração — disse o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes. 

Durante a inauguração, o coronel Robadey destacou a trajetória profissional do tenente Sérgio Rodrigues da Silva, homenageado com o nome da escola. 

— O tenente Rodrigues era feliz sendo bombeiro. Já poderia estar na reserva, mas se orgulhava de vestir a farda e servir, como motorista, ao Destacamento de Bom Jardim. Era sempre cuidadoso com as viaturas que dirigia. Sua partida, após 30 anos de trabalhos prestados à corporação, será sempre sentida — comentou o coronel Robadey.

Tags: RJ Secretaria de Educação do Rio de Janeiro