NOTÍCIAS

Secretaria de Educação do Rio de Janeiro 09:56, 17 jul 2020 Governo do Rio de Janeiro inaugura colégios vocacionados ao Ensino Cívico-Militar

Paulo Fernando
Foto: Paulo Fernando

Escolas funcionarão em horário integral e terão parceria com a Polícia Militar

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), inaugurou, na última quarta-feira, dia 15, o Colégio Estadual Coronel PM Marcus Jardim e o Colégio Estadual Subtenente PM Marco Antônio Gripp, em São Gonçalo. As duas escolas serão vocacionadas ao Ensino Cívico-Militar em São Gonçalo. As unidades funcionarão em horário integral e terão parceria com a Polícia Militar. 

Na inauguração do Colégio Estadual Coronel PM Marcus Jardim, além do governador Wilson Witzel; do secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes; do primeiro sargento PM Luiz Carlos Cardoso, instrutor de Temática Militar, e da secretária de Estado de Vitimados, Pricilla Azevedo Barletta, a cerimônia contou com a presença de Márcia Therezinha dos Santos Gonçalves, esposa do oficial homenageado com o nome da escola.

- Este ano, inauguramos 12 escolas cívico-militares no Estado do Rio, que agora conta com 17 colégios desta modalidade. Além de São Gonçalo, as novas unidades estão situadas na capital, Rio Bonito, Areal, Carmo, Cordeiro, Araruama, Miracema, Santo Antônio de Pádua, Três Rios e Resende. Até o final de 2022, teremos 100 escolas cívico-militares em todo o estado – declarou o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.

Nas escolas vocacionadas ao Ensino Cívico-Militar, os estudantes terão as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com aulas ministradas por professores da rede pública estadual. Os alunos também aprenderão conhecimentos específicos do eixo vocacionado ao Ensino Cívico-Militar.

Segundo o secretário de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Pedro Fernandes, a partir do ano que vem, essas unidades também contarão com cursos profissionalizantes.

– Vejam a importância das escolas cívico-militares. Estes dois colégios inaugurados hoje iniciaram suas atividades neste ano letivo e já apresentam um dos maiores percentuais de presença de alunos na plataforma de aprendizagem remota da Seeduc – disse Pedro Fernandes.

Tags: RJ Secretaria de Educação do Rio de Janeiro