NOTÍCIAS

#ZIKAZERO 14:54, 27 jan 2017 Governo do Pará inicia campanha contra Aedes Aegypti nas escolas estaduais

"Até pra gente adulta eu digo que temos que matar o mosquito", afirmou a estudante Marcela Bacha, 7 anos. Professores e alunos da Escola Estadual General Gurjão reforçam ações de combate ao foco de criadouros do mosquito Aedes Aegypti na escola e comunidade. "O Pará é o quarto melhor estado no combate e na redução da quantidade de vítimas". Afirmou Victor Mateus, Secretário de Estado de Saúde Pública. "Nada melhor do que combater as doenças através da educação, pois alunos orientados levam para suas famílias as orientações que recebem nas escolas", explicou Ana Hage, Secretária de Educação. Os alunos assistiram palestras educativas que evidenciaram a evolução do mosquito Aedes aegypti, com técnicos do Laboratório Central do Pará (Lacen). Para a campanha deste ano nas escolas, será reutilizado o slogan de 2016, que recomenda que 10 minutos por semana são suficientes para afastar o perigo de possíveis criadouros em ambientes domésticos.
Foto: Portal Seduc

Alunos, professores e autoridades militares e civis participaram da abertura da Campanha Estadual de Combate ao Aedes Aegypti na Escola Estadual de Ensino Fundamental General Gurjão, no bairro da Cidade Velha, na manhã de sexta-feira (13). Aqui no Pará a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) reforçará os trabalhos de conscientização no combate ao foco de criadouros do mosquito Aedes Aegypti junto aos 600 mil alunos e 24 mil professores técnicos e servidores da rede estadual de ensino que está presente nos 144 municípios do Estado através de aproximadamente mil escolas.

Para a secretária estadual de Educação, Ana Cláudia Hage, não há transformação na sociedade que não passe pela educação. Ela comenta que o combate ao mosquito já é realizado durante todo o ano letivo nas escolas e que estes alunos são multiplicadores da mensagem de combate ao vetor em seus lares e em suas famílias. " Nada melhor do que combater as doenças através da educação. Desta forma os alunos são orientados e levam para suas famílias as orientações que recebem nas escolas públicas", explicou Ana Hage.

O secretário de Estado de Saúde Pública Victor Mateus, explica que o estado apresenta um resultado positivo no que diz respeito ao combate ao mosquito. O Pará é o quarto melhor estado no combate e na redução da quantidade de vítimas. " Em 2016 tivemos mortalidade zero da doença. Temos que manter este resultado novamente em 2017", comentou.

O lançamento da campanha na General Gurjão contou com palestras e os alunos desenvolveram trabalhos artísticos que foram expostos no pátio da escola. " Há um envolvimento intenso de toda a equipe da escola nesse trabalho. Os resultados são gratificantes", destaca a diretora Jorgina Barros.

A Aluna Marcela Carolina Bacha, 07 anos, comenta que tem levado tudo o que aprendeu na escola para sua família, amigos e vizinhos " Até pra gente adulta eu digo que temos que matar o mosquito", comentou Marcela enquanto olhava o ciclo de vida do Aedes Aegipty nos microscópios montados pelo Laboratório Central (Lacen) em uma sala da General Gurjão.


Texto:Márcio Flexa

Fotos:Rai Pontes


Tags: Pará PA #ZIKAZERO