NOTÍCIAS

Educação de Qualidade 17:35, 14 ago 2018 Governo do Estado entrega escola no município de Tucuruí

Foto:

O Governo do Estado inaugurou, na manhã da última segunda-feira, 13, a Escola Estadual Ana Pontes Francez, em Tucuruí, na região do Lago de Tucuruí. A escola irá beneficiar aproximadamente mil alunos do Ensino Médio, inclusive dos programas Mundiar e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A obra custou R$ 3,3 milhões e foi financiada com recursos do Tesouro Estadual e executada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) mediante convênio com a prefeitura.

Na ocasião, o governador Simão Jatene também entregou a ordem de serviço para construção da Escola Estadual de Educação Tecnológica e Profissional (EETEPA), que atenderá jovens estudantes do ensino médio da região. O valor da ordem de serviço é de R$ 5 milhões.

Para Simão Jatene, uma obra como essa é valorizada pela participação de todos os trabalhadores que fizeram parte da construção. “Esta obra é o resultado de um trabalho coletivo de muitas mãos. Agora cabe a toda a comunidade zelar para que ela dure pelo maior tempo possível”, destacou.

Para a secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Hage, além da melhoria da estrutura física, a obra representa melhoria na qualidade da educação. “Uma educação de qualidade não está apenas no aspecto físico e estrutural, ela está também na qualidade do trabalho do professor, no compromisso com a aprendizagem, no desempenho do aluno”.

A diretora da escola, Aparecida Pedroso, informou que a obra estava sendo esperada pela comunidade do Jardim Marilucy e de todo o município. “É uma necessidade da população para motivar o aluno a estar na escola. O prédio foi pensado para atender a necessidade da comunidade”, comentou.

A escola foi construída no mesmo local onde funcionava. Tem 21 salas de aula, uma sala de atendimento educacional especializado, um laboratório de informática e uma biblioteca. No bloco administrativo: sala da direção, sala da coordenação pedagógica e sala dos professores. Está equipada com uma copa e cozinha, um depósito de alimentos da merenda escolar e banheiros adaptados para deficientes físicos. As instalações receberam 28 centrais de ar refrigerado e 800 novas carteiras de alunos.

No presente ano letivo, a escola Ana Pontes Francez tem 959 alunos do Ensino Médio, matriculados inclusive nos programas Mundiar, EJA e tem também uma sala de aula via satélite do Sistema Interativo Educacional (SEI). A Prefeitura de Tucuruí ocupa oito salas da nova escola, atendendo 600 alunos do Ensino Fundamental. A escola Ana Pontes Francez, criada pelo Decreto Lei nº 453/8, de 21 de maio de 1986, até 1996 oferecia o Ensino Fundamental, que foi transferido no ano seguinte ao município. O Ensino Médio foi implantado em 1998.

Esta escola é a nona escola que o Governo do Estado entrega neste ano que faz parte de um pacote de mais de 100 obras que a Seduc está executando, que beneficiam 53 municípios. Desde março, foram inauguradas as seguintes escolas em Belém: José Álvares de Azevedo, Jorge Lopes Raposo (construída), Mário Carneirode Miranda.  Já em Ananindeua, foram entregues as escolas Consuelo Coelho e Souza e Gregório de Almeida Brito. Em Serra Pelada foi entregue a escola Joaquina Diamantina (construída). No município de Santa Bárbara os estudantes receberam a Escola Sérgio José Machado, e no município de Benevides foi entregue a nova escola Ruth Guimarães Ferreira. 

Participaram da cerimônia, a secretária extraordinária de Municípios Sustentáveis, Isabela Jatene; o chefe da Casa Civil, Adenauer Góes; a deputada estadual Eliane Lima; o prefeito de Tucuruí Artur Brito e vereadores do município.

Texto: Marcio Flexa - Agência Pará

Foto: Rodolfo Oliveira




Tags: Pará PA Educação de Qualidade