NOTÍCIAS

Roraima 10:46, 7 mai 2020 Governo do Estado começa a distribuir gêneros da merenda escolar para estudantes carentes

Governo do Estado começa a distribuir gêneros da merenda escolar para estudantes carentes

Cada escola organizará um cronograma de distribuição dos gêneros alimentícios; a Escola Estadual Carlo Casadio, no bairro centenário, iniciou a entrega nesta quarta-feira, 6

Por Mágida Azulay Khatab

Fotos: Ascom/Seed

Por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), o Governo do Estado de Roraima vai realizar a distribuição dos gêneros alimentícios da merenda escolar adquiridos antes da suspensão das aulas e que estão no depósito do DAE (Departamento de Apoio ao Educando). Os critérios estão estabelecidos na Portaria nº 0657/2020, publicada no Doerr (Diário Oficial do Estado) do dia 4 de maio.

Terão preferência os 26.676 estudantes matriculados na rede estadual de ensino que fazem parte do Programa Bolsa Família e os que estiverem em situação de maior vulnerabilidade social.

O DAE será responsável pela distribuição dos gêneros alimentícios nas escolas. Também serão distribuídos folders informativos sobre os cuidados e prevenção ao Coronavírus (COVID-19).  Os alimentos que serão distribuídos foram adquiridos com recursos do Tesouro Estadual, por meio do Processo nº 017101.000724/19-47, antes da pandemia.

“Não sabíamos até quando ficaríamos sem aulas presenciais em função da pandemia e, dessa forma, não fizemos nenhuma outra aquisição de gêneros alimentícios até então. Os produtos que serão distribuídos já estavam no estoque do DAE”, esclareceu Leila Perussolo, secretária de Educação e Desportos. 

As escolas

Outra normativa, a Portaria nº 0658/2020, também publicada no Doerr do dia 4 de maio, trata sobre a distribuição dos alimentos em estoque nos depósitos das escolas. Cada instituição de ensino será responsável por elaborar um cronograma de distribuição dos gêneros que ainda possuem.

Os produtos a serem distribuídos variam de uma escola para outra, conforme o estoque de cada unidade de ensino. Entre os itens estão: arroz, macarrão, feijão, farinha, sardinha, biscoito, entre outros gêneros não perecíveis.

Os produtos só poderão ser entregues aos pais na escola em que o aluno está devidamente matriculado e conforme participação no Programa Bolsa Família. As escolas já estão organizando os alimentos para a distribuição.

A Escola Estadual Carlo Casadio, localizada no bairro Centenário, em Boa Vista, realizou nesta quarta-feira, 6, a entrega dos alimentos para 50 pais de alunos. Entre os produtos distribuídos pela escola estão: macarrão, arroz, feijão, sardinha, biscoito e extrato de tomate.

“Os pais ficaram gratos, consideraram um ato de solidariedade e amor ao próximo, pois os alimentos vão ajudar nesse período de pandemia em que muitos perderam seus trabalhos. Ficamos felizes em poder ajudar as famílias dos nossos alunos”, destacou Mônica Farias, gestora da escola.

Os estudantes que utilizam o transporte escolar e que se enquadram no perfil de distribuição dos alimentos vão receber os itens em casa. Cada escola irá organizar a distribuição dos gêneros alimentícios por meio do transporte escolar, programando a entrega junto com o material de estudo.

Toda a ação de distribuição dos alimentos será devidamente acompanhada pelo CAE (Conselho de Alimentação Escolar), que terá acesso a todos os procedimentos adotados pela Seed.


Tags: Roraima RR