NOTÍCIAS

Programa de Aprendizagem 10:07, 10 mai 2018 Governo do Amapá capacita educadores para atuarem em programa que incentiva a conclusão de estudos

Governo do Amapá capacita educadores para atuarem em programa que incentiva a conclusão de estudos

Ciclo de formação faz parte do Programa de Aprendizagem que vai orientar mais de 100 docentes dedicados à educação infantil e ao ensino fundamental.

Por Paula Monteiro

O Governo do Estado do Amapá (GEA) segue investindo na melhoria da qualidade do ensino público. Nos dias 8 e 9 de maio, mais de 100 docentes participarão do ciclo de formação para o Programa de Aprendizagem no Amapá (Paap). A iniciativa busca assegurar a conclusão dos estudos na idade recomendada e, assim, melhorar o fluxo, diminuindo a repetência, a evasão escolar e o abandono por meio do aprimoramento da qualidade de ensino.

O clico de formação está sendo realizado na Escola Estadual Professor José Firmo do Nascimento e no Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza, ambos em Macapá. Após o encerramento, os docentes participantes multiplicarão a metodologia do programa aos formadores locais dos 16 municípios, compartilhando técnicas que vão ajudar no reforço da alfabetização dos alunos, para que eles ingressem mais bem preparados no ensino médio.  

O Programa de Aprendizagem consiste em uma ação conjunta assumida em regime de colaboração entre Estado e municípios que visa traçar uma única diretriz educacional que beneficie a alfabetização e o letramento dos estudantes. As ações visam aumentar os índices educacionais, garantindo uma educação sistematizada, intencional e progressiva, através do planejamento, do acompanhamento e da previsão de metas.

O Paap garante a formação continuada dos professores para que nenhum aluno fique sem saber ler e escrever nos anos iniciais do ensino fundamental até o 5º ano, alfabetizando 100% das crianças. Será trabalhada a equidade dos alunos amapaenses em língua portuguesa e matemática, entre outras áreas do conhecimento, reforçando a qualidade dos conteúdos aplicados em sala de aula.

Para o coordenador pedagógico, Ademar Lima, que será multiplicador no município de Porto Grande, o programa permitirá mudanças significativas na qualidade do ensino, começando pelo reforço na educação infantil. “Isso irá refletir em resultados positivos nos demais segmentos até o ensino médio. Precisamos aplicar novas práticas para fortalecer a educação no nosso estado”, frisou.

Tags: Formação Continuada Amapá AP Programa de Aprendizagem Programa de Aprendizagem do Amapá