NOTÍCIAS

Ganhe o Mundo 19:47, 14 set 2017 Governo de Pernambuco fecha parceira com grupo turístico espanhol e amplia vagas de intercâmbio

Foto:

As oportunidades para o estudo de idioma na Espanha serão triplicadas a partir de 2018

O Governo do Estado fechou uma parceria, nesta quarta-feira (13), com o Globalia, primeiro grupo turístico da Espanha, que passará a promover, a partir de dezembro deste ano, voos semanais por meio de sua companhia aérea Air Europa, partindo do Recife para Madri. E a formalização desse acordo beneficiou um importante programa da Secretaria Estadual de Educação (SEE): o Programa Ganhe o Mundo (PGM). Com essa parceria, as vagas destinadas aos estudantes intercambistas que desejam aprender espanhol no país ibérico serão triplicadas já em 2018. O ato foi realizado no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, e contou com a participação do governador do Estado, Paulo Câmara; o secretário de Educação do Estado, Fred Amancio; o secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Estado, Felipe Carreras; o cônsul geral da Espanha, Gonzalo Fournier; o diretor da Air Europa, Enrique Ambrosio; a secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça, além de outras autoridades.

A Air Europa vai disponibilizar 50 passagens aéreas aos estudantes da rede estadual de ensino, possibilitando a mesma quantidade de vagas que serão somadas às 25 hoje oferecidas pela SEE, triplicando a oferta atual. Além disso, a parceria prevê a construção de um programa de formação de professores e apoio para a criação e desenvolvimento de novos cursos nas Escolas Técnicas de Pernambuco, a exemplo do Técnico em Guia de Turismo e do Técnico em Hospedagem. Os detalhes e cronogramas para essas iniciativas serão debatidos entre o grupo espanhol e a administração estadual.
Judy Amorim, 19 anos, ex-intercambista do PGM, viajou para a Espanha em 2015 e relatou sua experiência “Foi maravilhosa, tive uma família que me acolheu muito bem e aprendi muito no período que estive lá. Não só no aprendizado da língua, mas também outra cultura, viver com as diferenças, e pude abrir minha cabeça e expandir os horizontes. O intercâmbio mudou minha vida de forma bastante positiva, hoje consigo me adaptar facilmente às situações e encarar as barreiras relativas a emprego com mais tranquilidade e bagagem”.

O secretário Fred Amancio falou sobre a importância da parceria para a educação de Pernambuco “Fico feliz não só por minha função como secretário de Educação, mas como parte deste governo, por testemunhar um momento tão especial para o nosso Estado, fortalecendo a economia em diversas áreas, em especial, na área do turismo, e agradeço pela oportunidade que surge para o PGM. Essa parceria aproxima o grupo Globalia do trabalho que estamos desenvolvendo na Educação de Pernambuco. Temos avançado muito a partir de um conjunto importante de programas, a exemplo do Ganhe o Mundo, e hoje temos o melhor desempenho de escolas públicas em ensino médio do país. Dentro dessa parceria nós estamos construindo um processo de intercâmbio, contaremos com profissionais da Espanha que irão trabalhar na parte de formação dos nossos professores que irão trabalhar nas nossas escolas que vão ofertar cursos técnicos na área de turismo e até o final do ano inauguraremos duas novas escolas técnicas com dois novos cursos nessa área, uma no Cabo de Santo Agostinho, focada para o litoral sul do Estado, e outra em Igarassu, voltada para o litoral norte”, destacou.

O diretor da Air Europa, Enrique Ambrosio, também enalteceu o esforço do Governo do Estado para a conclusão dessa parceria. “Agradeço a todo apoio do Governo do Estado para firmar esse acordo e digo que estamos chegando ao Recife para ficar, chegando ao coração do Nordeste, e informo que já somos nordestinos, começamos a voar há 14 anos partindo de Salvador, mas a vinda para Recife complementa o nosso esquema de voos para o Brasil. Estamos apresentando esse voo saindo de Recife para a Europa e que trará diversas conexões de capitais europeias para cá. E também ficamos muito empolgados com a preocupação do Estado com a educação, sendo o primeiro lugar no Brasil”, disse, referindo-se ao Idep.

Tags: Intercâmbio Pernambuco PE Rede Estadual PE Programa Ganhe o Mundo Ganhe o Mundo