NOTÍCIAS

Rio Grande do Norte 13:13, 14 out 2019 Governadora destaca valorização da escola pública em Encontro de Educadores do Campo

Governadora destaca valorização da escola pública em Encontro de Educadores do Campo

Encontro reuniu mais de 200 educadores do campo. (Foto: Elisa Elsie/ Assecom-RN)

A governadora Fátima Bezerra reforçou a importância de valorização da escola pública, afirmando que a educação tem que ser vista como política pública essencial e estruturante de uma sociedade que pretende ser mais igualitária e mais cidadã. "É preciso assegurar os avanços conquistados, promover o fortalecimento e a expansão da Educação pública", declarou, na última quinta-feira, 10, aos participantes da palestra ‘Conjuntura Política e Educacional e os desafios na Educação do Campo’, com o Professor Doutor Miguel Arroyo, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e a Professora Márcia Gurgel, secretária-Adjunta da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC). 

A palestra integrou a programação do I Encontro Estadual de Educadoras e Educadores do Campo Potiguar, evento promovido pela SEEC por meio do Núcleo da Educação do Campo e Diversidade (NECAD).

O encontro aconteceu no Praiamar Natal Hotel, em Ponta Negra, Natal, e reuniu mais de 200 educadores do campo, com a finalidade de construir uma Política Estadual da Educação para a área rural. Outra finalidade é inserir as educadoras e educadores do campo no processo de formação continuada através de estudos, debates, oficinas e na construção da identidade desta modalidade educacional no RN.

O evento ofereceu atividades como palestras, grupos de trabalhos (GTs), mesas-redondas e discussões sobre diferentes temas que envolvem a educação do campo, como “Movimentos Sociais e suas resistências na Educação do Campo”, “Conjuntura Política e Educacional e os desafios na Educação do Campo”.

Miguel Arroyo disse que é de grande importância valorizar a memória como matriz de aprendizagem. Para ele, a educação além de um direito, é também um dever de todos na sociedade. "É preciso somar para fortalecermos a educação. A função da escola é mais do que ensinar, é salvar vidas", declarou.

Citando sua condição de professora da escola pública, Fátima Bezerra disse que o Governo do Estado não abre mão da defesa da educação pública de qualidade e para todos. Uma educação voltada para a promoção da cidadania, laica e pautada nos valores da pluralidade do nosso povo, respeitando a Constituição.

Ela se referiu à luta pela criação de um novo Fundeb (Fundo de Desenvolvimento e Valorização da Educação Básica) de caráter permanente e com maior participação financeira do Governo Federal. "Tenho uma boa notícia. Esta semana conseguimos o apoio de todos os governadores dos estados brasileiros à proposta do novo Fundeb, que tramita na Câmara dos Deputados. Esta proposta estabelece o caráter permanente do Fundeb, sem data para acabar, e amplia a participação da União dos atuais 10% do custeio para 40%", informou.

Fátima, que foi indicada pelo colégio de governadores para tratar do novo Fundeb em nome dos Estados, explicou que foi necessária muita habilidade para conseguir o consenso dos chefes de Executivo estaduais. "Após muito diálogo conseguimos o consenso e agora esperamos a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional pelos deputados federais e senadores".

O encontro contou nesta quinta-feira também com a participação do subcoordenador de eventos e esportes da SEEC, Canindé França, e da deputada estadual Isolda Dantas.

NECAD

O Núcleo da Educação do Campo e Diversidade – NECAD é ligado à Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar (CODESE) e desenvolve trabalhos em educação do campo nos diversos níveis e modalidades de ensino na Educação Básica do Campo, comunidades quilombola, caiçaras e indígenas, acompanhando 57 escolas do campo, além de projetos voltados a escolarização de nível de Ensino Fundamental e Médio, assim como também coordena o Projeto de Alfabetização com Qualificação Social e Profissional destinado a jovens e adultos.


Tags: Rio Grande do Norte FUNDEB RN Educação do Campo Novo Fundeb