NOTÍCIAS

Reconhecimento 14:00, 8 mar 2018 Governador e secretário da Educação de SC são agraciados com Ordem Nacional do Mérito Educativo

Colombo recebeu uma faixa do ministro e do presidente da República simbolizando o reconhecimento. Deschamps homenageado pelos bons indicativos na Educação.
Foto: Divulgação

O governador licenciado de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e o secretário de Educação do Estado, Eduardo Deschamps, foram agraciados na quarta-feira, 7, no Palácio do Planalto, em Brasília, com a condecoração da Ordem Educacional do Mérito Educativo. A honraria foi entregue pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, em cerimônia que contou com o presidente da República, Michel Temer.

Criada em 1955, este é um dos mais importantes reconhecimentos distribuídos pelo Governo do Brasil e tem por finalidade reconhecer personalidades nacionais e estrangeiras, que se destacaram por serviços excepcionais à educação brasileira. É a primeira condecoração deste tipo entregue no governo de Michel Temer.

Ao fazer a abertura da cerimônia, o ministro da Educação citou o exemplo de Santa Catarina ao voltar os seus esforços para a evolução e o desenvolvimento da educação. “Colombo empreendeu muitas ações no ensino catarinense, juntamente com toda a equipe da Secretaria Estadual de Educação”, comentou.

O governador licenciado recebeu uma faixa do ministro e do presidente da República simbolizando o reconhecimento. Ele destacou que além de Santa Catarina, somente outros dois Estados brasileiros foram reconhecidos com a honraria, o que comprova os bons indicativos do Estado na educação, a exemplo de outros setores da economia catarinense. Ao todo, foram homenageadas na solenidade 120 personalidades.

As medalhas entregues possuem cinco graus, sendo que Colombo recebeu a grã-cruz. Já Deschamps foi homenageado com a grande oficial. Para o secretário de Educação e também presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), este é o reconhecimento do trabalho realizado de toda uma equipe, que sempre acreditou na possibilidade de qualificar a educação dos estudantes catarinenses. “Ao ser agraciado esta medalha em um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na educação catarinense nestes últimos anos, gostaria de compartilhar com todos os professores, demais profissionais das escolas, das Gerências Regionais de Educação e da Secretaria de Estado da Educação, além  de toda a sociedade catarinense que abraça a educação e se dedica de corpo e alma a construir oportunidades para que a melhor escola possa estar à disposição de todas as crianças, jovens e adultos deste Estado. Muito obrigado a todos. É uma honra poder trabalhar para e com todos vocês”, destaca Deschamps.

Antes das entregas das medalhas, na mesma cerimônia, foi destinada a Ordem Nacional do Mérito em memória à professora Heley de Abreu Silva Batista que morreu após tentar salvar a vida de crianças de um incêndio no Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente, de Janaúba, em Minas Gerais. O presidente entregou a medalha ao viúvo da professora, o senhor Luiz Carlos Batista.

Todas as medalhas foram concedidas por decreto do presidente da República, mediante proposta do ministro da Educação, após favorável do Conselho da Ordem.


Tags: SC Reconhecimento Educação SC Ordem Nacional do Mérito Educativo