NOTÍCIAS

Aprendizagem 17:11, 15 fev 2018 Google for Education contribuirá para família acompanhar aprendizagem na rede estadual de ensino do Pará

Foto:

A implantação da plataforma digital Google for Education na rede estadual de ensino possibilitará uma diversidade de opções em atividades para a comunidade escolar no campo da aprendizagem, inclusive, a aprendizagem em família. Em breve, pais de alunos poderão acompanhar os conteúdos ministrados a seus filhos por meio da ferramenta Google Sala de Aula, a partir das orientações dadas  pelos professores.

O enfoque nesse serviço foi um dos tópicos tratados, nesta sexta-feira (9), em reunião dos dirigentes da Coordenadoria de Tecnologia Aplicada à Educação da Secretaria de Estado de Educação (CTAE/Seduc) e da empresa Inteceleri – representante da Google no Estado e contratada pela Seduc  para este projeto.

Participaram deste evento, realizado no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE/Seduc), em Belém, os gestores de unidades regionais da Seduc – USE´s na Região Metropolitana de Belém(RMB) e URE´s dos municípios de Tucuruí, Capanema, Breves, Mãe do Rio, Bragança, Itaituba, Santa Izabel do Pará, Monte Alegre, Santarém, Altamira, Castanhal e Óbidos.

Na reunião, a coordenadora do CTAE, Denise Mesquita, e o diretor da Inteceleri,  Walter Oliveira, repassaram orientações sobre o uso de e-mails oficiais de gestores, diretores e vice-diretores de unidades para ter acesso à plataforma digital. Foi também exposto o calendário de formação de 4 mil professores nos municípios, já iniciado com 100 professores em Bragança na última semana.

“Esse encontro hoje com uma videoconferência para todo o Estado serve para mostrar as USEs e UREs a proposta do projeto preparando as unidades para esta etapa de formação dos professores. Vamos até o final do semestre nos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE Seduc), atingindo os 144 municípios e 4 mil professores que serão formados”, afirmou Walter Oliveira.

Foram criados  2 mil e-mails para gestores, diretores e vice-diretores. Além de e-mails para 22 mil professores, e ainda serão criadas contas para 200 mil alunos na rede de escolas estaduais.

Até o final do ano, como parte do projeto, serão aplicados simulados focados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de avaliação da Seduc, além do uso da plataforma na parte administrativa da rede escolar.

As ações de implantação da Google for Education envolvem, em especial, um projeto piloto em duas escolas em Belém – a “Manoel Leite Carneiro”, no Tenoné, e “Ulysses Guimarães”, no  bairro de Nazaré. “Os 12 NTES da Seduc integram o grupo que atua na formação dos multiplicadores da plataforma digital”, destacou a coordenadora da CTAE, Denise Mesquita. 

O grupo de formação reúne dirigentes e técnicos da Secretaria Adjunta de Ensino da Seduc (SAEN) e do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Pará (Cefor).

“Essa formação é  importante para os professores na relação  ‘aprender a aprender’, aprender o novo, ir ao encontro do aluno que ama tecnologia, nasceu no mundo tecnológico e precisa de orientação para melhor aproveitar as ferramentas digitais”,  pontuou a gestora da USE 5, Mariléia Lima.


Texto:Eduardo Rocha  (Ascom Seduc)

Foto:Rai Pontes (Ascom Seduc)




Tags: Pará PA Educação de Qualidade Aprendizagem