NOTÍCIAS

Regime de Colaboração com os Municípios 16:02, 10 set 2019 Goiás mostra protagonismo sobre regime de colaboração entre estados e municipios

Goiás mostra protagonismo sobre regime de colaboração entre estados e municipios

Uma das soluções para o desenvolvimento da educação certamente passa pelo fortalecimento da governança e das práticas colaborativas entre os entes da Federação. Este foi o foco principal do debate realizado durante o II Seminário do Colabora Educação, realizado em Brasília nos dias 5 e 6 de setembro.

O evento foi promovido pelo Movimento Colabora Educação, que tem entre os seus fundadores o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fundação Lemann, Itaú Social, Instituto Natura, Instituto Positivo, Instituto Airton Senna, entre outros.

Durante o seminário, os participantes tiveram uma visão completa dos avanços recentes e dos desafios existentes para a efetivação do regime de colaboração.

O evento, que teve várias mesas redondas, debates e apresentações de projetos e boas práticas nos Grupos de Trabalhos, contou com a participação de Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco; Mozart Neves Ramos, ex-secretário de Educação de Pernambuco; e Luiz Roberto Curi, integrante do Conselho Nacional de Educação (CNE); Cecília Mota, presidente do Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação; Priscila Cruz, representante do Todos pela Educação; e dos deputados federais Idilvan Alencar e Luísa Canziani, autores de vários projetos para a área de educação.

VanguardaA Seduc Goiás foi representada pela gerente do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (CepFor), Kézia Cruz, e pela gerente da Superintendência de Educação Infantil e Ensino fundamental, Carla Bernardes.

As duas participantes explicaram que, durante a realização do seminário, ficou claro que o Estado de Goiás está na frente de alguns estados quando se trata de colaboração com os municípios. A Seduc já elabora e compartilha o calendário escolar com as redes municipais de educação e também já existe cooperação em relação ao transporte escolar, processos de avaliações e compartilhamento de materiais didáticos.

Além disso, no último dia 21 de agosto, a Seduc e a Undime Goiás (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) assinaram o termo de compromisso para Pactuação do Regime de Colaboração para implementação do Documento Curricular (DC) para Goiás.


Tags: Educação Básica GO Regime de Colaboração com os Municípios Seduc Goiás