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Tempo Integral 14:59, 16 ago 2019 Gestores de escolas de tempo integral da rede estadual de Goiás participam de formação

Gestores de escolas de tempo integral da rede estadual de Goiás participam de formação

Evento faz parte da programação do I Encontro de Educação Integral de 2019 e tem como objetivo repactuar as metas para os Centros de Ensino em Tempo Integral

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de Goiás promoveu, nesta quinta-feira (15/8), um encontro para formação para gestores de escolas de tempo integral de todo o Estado. O evento foi realizado no Bizz In Hotel, em Goiânia, e é uma continuidade do I Encontro de Educação Integral de 2019, iniciado no último dia 7. O encontro reuniu diretores e coordenadores das escolas em tempo integral com o objetivo de repactuar as metas para os Centros de Ensino em Tempo Integral (Cepis) e retomar as discussões e os princípios dessas escolas. 

Conforme explicou a superintendente de Educação Integral, Márcia Antunes, todos os Cepis trabalham com metas articuladas junto à Secretaria Estadual da Educação e a intenção é que elas sejam efetivamente cumpridas. “Temos metas voltadas para a aprendizagem e melhoria da proficiência em português e matemática, mas queremos também que esses meninos sejam bons em produção científica, em química, física, biologia, inglês, espanhol, ou seja, todas as áreas do conhecimento. Temos também metas de combate à evasão. Nosso objetivo principal é zerar a evasão e a reprovação nesses Cepis, uma vez que os alunos passam o dia todo na escola e têm uma série de possibilidades de aprender e se envolver mais”, ressaltou.

A superintendente também exaltou o engajamento dos alunos dos Cepis, com as ações de projeto de vida, clubes e práticas de laboratório. “Temos muito claro o protagonismo desses jovens e queremos que eles tenham seus projetos de vida feitos e bem claros, sendo executados realmente. Toda a estrutura e a proposta que essas escolas têm, já articulam o atingimento dessas metas. Então, os componentes curriculares já dão mais condições para que esses alunos participem de vestibulares, do Enem, e cheguem numa condição melhor de preparo.”

Bons resultados

João Batista, diretor do Cepi Silvio de Melo, de Morrinhos, participou do encontro. O Cepi teve a melhor nota do Enem no Estado em 2018, além da aprovação de todos os alunos concluintes do Ensino Médio em instituições de Ensino Superior, sendo 73% em instituições públicas. “A proposta pedagógica desse modelo traz condições para que o aluno da escola pública possa conseguir o que ele realmente quer. Trabalhamos muito a questão do projeto de vida e a questão dos sonhos, que ele pode fazer o sonho dele realidade, com estudo e dedicação. A escola é a retaguarda disso, porque ela trabalha para dar as condições necessárias para que esse aluno consiga chegar ao objetivo dele. Esse modelo de escola procura formar o cidadão para o que ele deseja ser, a expectativa da escola é que no meio da 3ª série ele esteja preparado para decidir o caminho dele. Talvez seja esse fato, de mostrar ao aluno que ele pode, que seja nosso diferencial”, disse.


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