NOTÍCIAS

Amapá 11:50, 22 fev 2019 GEA homenageia estudantes aprovados em universidades públicas e anuncia Central do Enem

GEA homenageia estudantes aprovados em universidades públicas e anuncia Central do Enem

Nem mesmo as limitações físicas ocasionadas pela paralisia cerebral impediram o sonho do estudante Jadison Costa da Costa, 19 anos, de ir em busca do ensino superior. Ele e mais 100 alunos egressos da rede estadual de ensino comemoraram nesta quinta-feira, 21, no Centro de Valorização da Educação (Cveduc), a conquista de uma vaga em universidades públicas e particulares do Amapá e outros estados.

Jadison está cursando História na Universidade Federal do Amapá (Unifap), na capital, e disse que é preciso muito estudo, mas está adorando a nova fase. “Tive que estudar bastante para conquistar meu sonho. Fiquei muito nervoso no primeiro dia de aula na universidade, mas estou curtindo muito”, descreveu o jovem.

O esforço dos novos calouros foi reconhecido pelo Governo do Estado do Amapá (GEA), através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), que preparou uma solenidade especial com direito a transmissão ao vivo, pela Rádio Difusora de Macapá (RDM), que anunciou os nomes dos aprovados. O momento de alegria também contou com música e entrega de comendas valorizando, assim, a dedicação e o esforço dos aprovados.

Os estudantes foram aprovados na Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap), universidades públicas de outros estados e instituições da rede particular de ensino superior. As vagas foram garantidas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Gestores escolares e professores da rede estadual também foram homenageados. A professora Laudicléia Carvalho, que atua na educação especial da escola José Ribamar Pestana, em Santana, também comemorou junto com os estudantes, em especial, a conquista de Jadison. Ela acompanhou o desenvolvimento do aluno com necessidades especiais durante cinco anos até ajudá-lo a garantir uma vaga no curso de História, na Unifap.

“É uma alegria muito grande compartilhar desse sonho com ele. Adaptamos conteúdos, assistimos videoaulas com temas atuais e fizemos tudo que foi necessário para chegarmos até aqui. Tenho a sensação de dever cumprido”, declarou a professora.

Preparação

O GEA investe na preparação dos estudantes da rede estadual de ensino público para o ingresso no ensino superior em constantes ações. Há mais de três anos, o Projeto Aulão do Enem auxilia alunos que não têm condição financeira de pagar por um cursinho preparatório particular e têm a chance de receber revisões e dicas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), gratuitamente, em diversos polos de Macapá - a exemplo do Teatro das Bacabeiras.

O projeto é executado pelo Núcleo do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (NEM/Seed) e conta com 20 professores efetivos da rede estadual que ajudam os estudantes a manterem uma boa rotina de estudos e fortalecerem conhecimentos para um melhor desempenho no exame. Foi o caso da estudante Adriele Barbosa, 19 anos, da Escola Estadual Professor Gabriel de Almeida Café, em Macapá.

“Sempre me esforcei muito e abri mão de momentos de lazer para conseguir uma coisa tão grandiosa como uma vaga na universidade pública. O Aulão do Enem foi fundamental para que eu me saísse bem, principalmente em redação”, afirmou a caloura do curso de Letras, Português e Inglês da Ueap.

Central do Enem

A secretária de Educação, Goreth Sousa, participou da homenagem entregando as comendas aos aprovados e anunciou a criação da Central do Enem para fortalecer ainda mais a qualidade da educação no Estado. “Nosso objetivo é que o estudante da rede pública também entre nas universidades públicas. Para isso, lançaremos, em março deste ano, a Central do Enem e, assim, seguiremos investindo cada vez mais em sua preparação”, ressaltou a gestora.


Tags: Amapá AP