09:33, 10 mar 2016
Educação

Fórum resultará em política de colaboração entre Estado e municípios

Foto: GCOM-MT/Mayke Toscano

O desenvolvimento de uma política de cooperação entre Estado e municípios com o objetivo de transformar a Educação Básica na rede pública de ensino será o resultado prático do 10º Fórum Extraordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime/MT). O evento foi aberto nesta quarta-feira (09.03), realizado em cooperação com Secretaria de Estado de Educação Esporte e Lazer (Seduc).

Com o tema “Educação Municipal: Os desafios e as políticas educacionais frente às metas dos planos de educação para 2023”, o Fórum continua nos próximos dias 10 e 11 de março, no Hotel Fazenda Mato Grosso.

O secretário de Estado de Educação Esporte e Lazer, Permínio Pinto, destaca que a participação de mais 200 dirigentes municipais da Educação no encontro tem a perspectiva de um resultado prático, além do caráter formativo do encontro. “No Fórum será constituído um grupo de trabalho que irá definir a política de cooperação de estado e município”. 

Permínio comentou ainda sobre a realização da abertura do Fórum no Palácio Paiaguás. Para ele, a oferta do local simboliza a importância da Educação e do diálogo com os municípios na execução de políticas educacionais para o Estado.

A presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Adriana Tomasoni, reconhece a importância da aproximação entre os dirigentes da Educação. “O fator que pode transformar e melhorar uma nação é a educação e nós trabalhos juntos para construir uma política de cooperação. Com as portas abertas como o Governo do Estado tem feito conseguiremos muito mais”.

Adriana destacou ainda a participação de representantes de outros setores, como o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso nas discussões sobre a educação. Ela pontuou as auditorias preventivas do TCE na busca de soluções, como a celeridade dos processos jurídicos e melhoria do atendimento às comunidades.

“A foto é feia mas o filme não é ruim. Precisamos falar sobre os nossos indicadores que são os que mais avançaram no mundo”, apontou o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Antonio Idilvan de Lima Alencar. Durante a sua fala, Antonio Idilvan também citou os avanços na Educação e o Plano de Ações Articuladas (PAR).

Os presidentes da Undime Regional Centro-Oeste, Gilberto Figueiredo, do Conselho Estadual de Educação, Carlos Alberto Caetano, e o conselheiro substituto do TCE Luiz Henrique Lima participaram da abertura do evento.

Programação

Quinta-feira (10/03/2016)

8h - Roda de Conversas: “Políticas para a Educação Infantil”.

10h - Roda de Conversas: “Políticas para a Educação Fundamental”.

12h às 12h30m – Debate.

12h30 – Intervalo de almoço.

13h30 -  Roda de Conversas: “Gestão Compartilhada Democrática”.

16h – Café e Prosa.

16h30 – Conferência Formativa: “O Novo Ciclo do Plano de Ações Articuladas - PAR 2016 a 2019”.

19h30 – Encerramento do dia.

Sexta-feira (11/03/2016)

8h - Roda de Conversas: “Política de Valorização do Magistério”.

10h - Roda de Conversas: “Gestão Educacional com Resultados”.

12h – Intervalo de almoço.

14h - Roda de Conversas: “Rede de Ancoragem e Rede de Apoio à Educação”.

15h - Roda de Conversas: “Educação Pública com Qualidade Social”.

16h – Encerramento do evento. 


Compartilhar

Outras Notícias