NOTÍCIAS

Brasil Central 16:48, 18 ago 2016 Fórum proporciona troca de experiências entre estados do Brasil Central

Alunos da rede estadual de Mato Grosso do Sul durante capacitação no Projeto Primeiro Emprego Secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Cecília Amêndola da Motta, e a secretária Wanessa Zavarese Sechim Leila Ramos e Paulo César membros do núcleo de Tecnologia Educacional da Seduc e a coordenadora do Núcleo de Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Tânia Rute Ossuna
Foto: Divulgação / Seduc Tocantins

Os secretários participam nesta quinta e sexta-feira, 18 e19, do Fórum de Governadores do Brasil Central, que proporciona trocas de experiências entre os estados para o desenvolvimento econômico e soc

Thais Souza / Governo do Tocantins

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Sechim, e membros de trabalho de Tecnologias Educacionais do Tocantins se reuniram na tarde desta quarta-feira, em Campo Grande (MS), com a secretária da Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Cecília Amêndola da Motta, para discutir e conhecer sobre os projetos Matrícula Digital e Chromebook do Google.

Os secretários participam nesta quinta e sexta-feira, 18 e19, do Fórum de Governadores do Brasil Central, que proporciona trocas de experiências entre os estados para o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Tocantins e Rondônia.

Wanessa Sechim ressaltou que o objetivo do encontro foi conhecer os projetos em execução no Mato Grosso do Sul, bem como trocar experiências e aprendizados. "Nós tivemos conhecimento que o sistema de tecnologia da informação de Mato grosso do sul está muito bem estruturado, o setor de redes e de formação de professores. Esta visita demonstra o quanto temos a aprender e trocar informações com as equipes".

"Este encontro é o início de uma possível parceria na área de infraestrutura tecnológica, perceber como eles fizeram, avançaram, quais os resultados. Ter essas informações será produtivo, pois o Tocantins tem muito a avançar no quesito de tecnologia da informação para subsidiar o processo aprendizagem", frisou a secretária Wanessa Sechim.

Leila Ramos, membro do grupo de trabalho de Tecnologias, representante do Tocantins no Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), visitou as escolas e ressaltou que o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Mato Grosso do Sul acompanha, por meio de monitores, o trabalho realizado nas instituições de ensino, realiza formação de professores e desenvolve ações para alcançar resultados que refletem no aprendizado do aluno. "O NTE oferece cursos para os professores sobre tecnologia e recursos midiáticos na escola, aplicação aos projetos mostrando possibilidades pedagógicas por meio do uso da tecnologia".

Matrícula Digital

O programa foi Implantado neste ano em Mato Grosso do Sul, e possibilita ao aluno a realização da pré-matrícula na rede pública via online. O sistema evita filas e facilita a vida dos cidadãos.

Wanessa Sechim frisou que, com esse sistema, que ela considera inovador, os pais ou responsáveis têm maior facilidade para assegurar a vaga dos alunos nas unidades escolares sem comprometer o período de férias, como viagens para outros municípios ou até mesmo demandas do cotidiano.


Tags: TO Brasil Central Wanessa Sechim