16:48, 18 ago 2016
Brasil Central

Fórum proporciona troca de experiências entre estados do Brasil Central

Foto: Divulgação / Seduc Tocantins

Os secretários participam nesta quinta e sexta-feira, 18 e19, do Fórum de Governadores do Brasil Central, que proporciona trocas de experiências entre os estados para o desenvolvimento econômico e soc

Thais Souza / Governo do Tocantins

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Sechim, e membros de trabalho de Tecnologias Educacionais do Tocantins se reuniram na tarde desta quarta-feira, em Campo Grande (MS), com a secretária da Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Cecília Amêndola da Motta, para discutir e conhecer sobre os projetos Matrícula Digital e Chromebook do Google.

Os secretários participam nesta quinta e sexta-feira, 18 e19, do Fórum de Governadores do Brasil Central, que proporciona trocas de experiências entre os estados para o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Tocantins e Rondônia.

Wanessa Sechim ressaltou que o objetivo do encontro foi conhecer os projetos em execução no Mato Grosso do Sul, bem como trocar experiências e aprendizados. "Nós tivemos conhecimento que o sistema de tecnologia da informação de Mato grosso do sul está muito bem estruturado, o setor de redes e de formação de professores. Esta visita demonstra o quanto temos a aprender e trocar informações com as equipes".

"Este encontro é o início de uma possível parceria na área de infraestrutura tecnológica, perceber como eles fizeram, avançaram, quais os resultados. Ter essas informações será produtivo, pois o Tocantins tem muito a avançar no quesito de tecnologia da informação para subsidiar o processo aprendizagem", frisou a secretária Wanessa Sechim.

Leila Ramos, membro do grupo de trabalho de Tecnologias, representante do Tocantins no Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), visitou as escolas e ressaltou que o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Mato Grosso do Sul acompanha, por meio de monitores, o trabalho realizado nas instituições de ensino, realiza formação de professores e desenvolve ações para alcançar resultados que refletem no aprendizado do aluno. "O NTE oferece cursos para os professores sobre tecnologia e recursos midiáticos na escola, aplicação aos projetos mostrando possibilidades pedagógicas por meio do uso da tecnologia".

Matrícula Digital

O programa foi Implantado neste ano em Mato Grosso do Sul, e possibilita ao aluno a realização da pré-matrícula na rede pública via online. O sistema evita filas e facilita a vida dos cidadãos.

Wanessa Sechim frisou que, com esse sistema, que ela considera inovador, os pais ou responsáveis têm maior facilidade para assegurar a vaga dos alunos nas unidades escolares sem comprometer o período de férias, como viagens para outros municípios ou até mesmo demandas do cotidiano.


Compartilhar

Outras Notícias