16:26, 16 ago 2016
Tocantins

Formadores de NTE participam de encontro e elaboram propostas para fortalecimento educacional

Foto: Adilvan Nogueira / Seduc Tocantins

. A programação segue até a próxima sexta-feira, 19, com palestras, avaliações e compartilhamento de experiências implementadas nas regionais.

Philipe Bastos / Governo do Tocantins

Importante ferramenta para fortalecimento do sistema ensino-aprendizagem, a formação continuada dos profissionais da educação possibilita a qualificação técnica, tanto de professores, quanto de funcionários de outras áreas da gestão escolar. Neste sentido, formadores dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) das Diretorias Regionais de Educação (DRE) participam, em Palmas, de um encontro técnico que tem como objetivo a troca de experiências profissionais, a atualização em softwares e sistemas de informação, além da elaboração de propostas para o uso das tecnologias na melhoria do aprendizado dos alunos.

De acordo com a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Sechim, além da formação profissional, o encontro tem como objetivo mapear as demandas das escolas quanto à instalação, funcionamento e utilização pedagógica da tecnologia educacional. Ao final do encontro, segundo a secretária, os técnicos produzirão um documento contendo propostas das DRE’ s para as demandas nas escolas de cada Regional, com foco na aprendizagem dos alunos .

“A partir das sugestões que vocês elencarem, nós vamos elaborar um plano de ações, para o período de 2016 a 2018”, explicou a professora Wanessa Sechim.

Aos técnicos reunidos para o encontro de formação dos núcleos tecnológicos, a secretária reforçou a necessidade de a equipe de tecnologia educacional estar articulada e integrada à parte pedagógica das escolas. “A utilização de tecnologia educacional deve ter como foco a melhoria da aprendizagem dos alunos. O setor pedagógico das Diretorias Regionais e das escolas precisam articular junto com a tecnologia educacional”, completou.

Encontro

O encontro realizado no Anexo I da Seduc conta com a presença de formadores das 13 Diretorias Regionais de Educação. A programação segue até a próxima sexta-feira, 19, com palestras, avaliações e compartilhamento de experiências implementadas nas regionais. Iveti da Silva Bacri é gerente de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação e coordena o encontro técnico. Segundo ela, este é um momento para o aperfeiçoamento profissional e de troca de informações relevantes entre as diretorias.

“Estamos realizando palestras motivacionais, palestra sobre o e-Proinfo e oficinas pedagógicas sobre o uso da lousa digital, o uso do Google Drive e do aplicativo Prezi, de apresentação digital. Os formadores participam do encontro em Palmas e devem levar essa formação até suas regionais para os professores das escolas”, destacou a gerente.

Uma das participantes é a técnica da Diretoria Regional de Educação de Guaraí, Deusiran de Sousa Barros. Para ela, encontros de formação são importantes para o compartilhamento de ações e para a produção de novas ideias para a melhoria do trabalho realizado. “Nós temos a oportunidade de conhecer tendências que estão surgindo e que podemos utilizar nas escolas. Nós nos atualizamos e, ao mesmo tempo, tempo podemos mostrar ações que estão dando certo”, frisou.


Compartilhar

Outras Notícias