NOTÍCIAS

Escola 10 20:03, 24 jul 2019 Correção de fluxo e formações trazem bons resultados para escolas alagoanas

Correção de fluxo, formação e fortalecimento de laços comunitários trazem bons resultados para escolas alagoanas Correção de fluxo, formação e fortalecimento de laços comunitários trazem bons resultados para escolas alagoanas Correção de fluxo, formação e fortalecimento de laços comunitários trazem bons resultados para escolas alagoanas Correção de fluxo, formação e fortalecimento de laços comunitários trazem bons resultados para escolas alagoanas Correção de fluxo, formação e fortalecimento de laços comunitários trazem bons resultados para escolas alagoanas Correção de fluxo, formação e fortalecimento de laços comunitários trazem bons resultados para escolas alagoanas Correção de fluxo, formação e fortalecimento de laços comunitários trazem bons resultados para escolas alagoanas
Foto: José Arnaldo

Iniciativas foram socializadas no I Workshop do programa Escola 10 na tarde desta terça-feira (23)

Texto de José Arnaldo

As boas práticas das redes estadual e municipais de ensino foram o centro das discussões na tarde desta terça-feira (23), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no Jaraguá, em Maceió. O I Workshop de Práticas Inspiradoras do Programa Escola 10, realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), reuniu secretários municipais da educação, articuladores de ensino, coordenadores e pedagógicos e gerentes regionais de todo o estado, que puderam compartilhas as experiências positivas de suas escolas.

Entre as experiências compartilhadas, está a da Escola Estadual Professora Miran Marroquim, localizada no bairro do Jacintinho, em Maceió. A escola conseguiu corrigir o fluxo escolar, ou seja, fazer com que a idade dos alunos e a série que eles estudam estejam equivalentes. A próxima etapa da escola será bater as metas e taxas de proficiência em língua portuguesa e matemática, além de elevar o IDEB da escola.

Para Maria Brunna Oliveira, articuladora pedagógica da escola, a evolução é nítida. “Trabalhamos projetos interdisciplinares todos os bimestres: um deles, por exemplo, foi sobre o bairro do Jacintinho e o seu entorno. Outro foi nossa primeira feira de ciência e biotecnologia. Nossos alunos são muito empenhados”, conta.

Municípios – As redes municipais, importantes parceiras para a implementação e sucesso do Programa Escola 10, também expuseram suas práticas exitosas.

Representado pelo secretário de Educação e Cultura, Dênis Carlos, e pela coordenadora Edna Farias de Souza Costa, Girau do Ponciano apresentou seus projetos para a melhoria da aprendizagem e dos índices educacionais. Um deles é o Programa Acerta Girau (Proagip), iniciativa que visa fortalecer a aprendizagem dos alunos e combater a reprovação e evasão escolar.  A ação conta ainda com o apoio da empresa Somos Educação para a formação de professores e fornecimento de materiais didáticos de Língua Portuguesa e Matemática para os alunos da rede municipal.

 Secretário Dênis Carlos de Girau do Ponciano foto cortesia

“Agradecemos à Seduc pelo convite para as ações do nosso município neste Workshop e por enxergar e apostar nas práticas desenvolvidas no chão de cada escola”, afirma o secretário Dênis Carlos.

O município de Cajueiro também se fez presente no evento. “Nossa motivação, como Secretaria Municipal de Educação, é a ressignificação do fazer pedagógico”, declara Divanise Souza Ferreira, coordenadora pedagógica na Semed Cajueiro.

Engajamento - Em União dos Palmares, a Escola Estadual Dr. Paulo de Castro Sarmento, utilizou do processo de formação em serviço para ajudar na elevação da sua proficiência. O foco na gestão e trabalho em equipe transformou a realidade da escola. “A primeira ação da escola foi o laboratório de aprendizagem, com língua portuguesa e matemática. Por meio de parcerias, melhoramos o relacionamento da nossa escola com a comunidade. Conseguimos motivar os nossos profissionais e tivemos melhorias de relacionamento e engajamento da comunidade escolar”, diz a diretora Maria Luciene Santos.

O superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa, faz uma avaliação positiva do evento. “O Escola 10 é um programa que é lei e está sendo desenvolvido em todo o estado em regime de colaboração. Momentos como estes são necessários para que possamos refletir sobre as ações que estão sendo executadas. Todas as escolas, Secretarias Municipais de Educação e Gerências Regionais de Educação estão mobilizadas e estão de parabéns”, comemora.


Tags: Alagoas AL ensino fundamental Escola 10