NOTÍCIAS

Esporte e Educação 15:48, 19 jun 2018 Finais dos JEPS do Pará reúnem atletas e clássicos do esporte no “Mangueirinho”

Foto:

A Etapa Estadual dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs 2018), modalidades coletivas, promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), começa nesta terça-feira (19), no Estágio Olímpico Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença – Mangueirão. As finais dos jogos será no próximo final de semana (23 e 24), na Arena Guilherme Paraense, o “Mangueirinho”, em Belém.  Além dos jogos estudantis, o evento terá outras atrações, como os jogos das equipes campeãs em 2017 e mais dois clássicos entre Clube do Remo e Paysandu em duas modalidades.

As finais dos JEPS envolvem competições individuais e coletivas nas categorias “A”, englobando alunos de 12 a 14 anos de idade, e “B”, com alunos de 15 a 17 anos. As competições individuais estão em andamento, a seletiva estadual definirá os representantes do Pará nos Jogos Escolares da Juventude. As disputas individuais abrangem judô, atletismo, natação, ciclismo, badminton, luta olímpica, jiu-jitsu (não classificatória), vôlei de praia, xadrez, ginástica rítmica e tênis de mesa. Os estudantes também disputam modalidades coletivas: basquete, handebol, futsal e vôlei.

Cerca de 1.400 alunos, técnicos e chefes de delegações de 32 municípios participam desta seletiva estadual. Com exceção das finais do vôlei masculino e feminino “A”, na sexta-feira (22), no ginásio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL Seduc), as decisões das finais dos JEPS  no ”Mangueirinho”, nos dias 23 e 24, terão transmissão ao vivo da TV Cultura do Pará para todo o Estado. Serão 20 horas de transmissão.

No sábado (23), a partir das 8 horas, ocorrerão as finais do basquete feminino e masculino da categoria “A”, com direito à premiação. Logo depois, o público irá conferir as finais do futsal feminino e masculino do “A”, com a premiação dos atletas. Nos intervalos das partidas o Dj Zek Picoteiro, o grupo de rappers Vila 91 e Dandaras do Norte animam o público presente.

Ainda no sábado, haverá finais de handebol da categoria A, masculino e feminino. No entanto, quem comparecer ao “Mangueirinho” poderá conferir a partida entre os campeões no handebol masculino 2017, Carajás (Paraupebas) x Unest (Tucuruí), a partir das 14h45. Em seguida, às 16 horas, será a vez da partida dos campeões de handebol feminino 2017: Handfuturo (Tucuruí) x RHC (Rondon do Pará).

A programação do dia se encerrará com uma atração e tanto para o público ligado no esporte: pelo Campeonato Paraense de Vôlei Feminino Adulto, jogarão as equipes do Paysandu e Bodytech, às 17h15.

Para o domingo (24) estão programas as finais de basquete feminino e masculino da categoria “B”; handebol feminino e masculino “B”, futsal masculino e feminino “B” e vôlei feminino e masculino da categoria “B”, com respectivas premiações. Em seguida, será a vez de Dj Raul Bentes, as batidas do Proefex e do 'treme' de Keila Gentil agitarem a galera. A programação poderá ser acompanhada por meio da TV ao vivo do Portal Cultura: (http://177.74.1.4/webtv/funtelpa_aovivo/tv.html).

O público e as torcidas das escolas e municípios do JEPs vão conferir um RexPA de futsal masculino, válido pelo campeonato paraense adulto da modalidade, a partir das 17 horas. Na sequência, haverá novo RexPa, desta vez, no basquete masculino Sub 19, às 18 horas.

JEPS - Em 2018, os JEPs atingem a marca histórica de 60 anos de funcionamento. É o segundo projeto esportivo educativo do País, atrás apenas dos Jogos do Paraná. Os JEPs mobilizam diretamente quase 6 mil estudantes de escolas públicas federais, estaduais e municipais e, ainda, de escolas particulares de 60 municípios desde maio. Nas seletivas regionais dos JEPs, cerca de 20 mil estudantes são mobilizados.


Tags: Pará PA Esporte e Educação Educação de Qualidade Jogos estudantis jeps