NOTÍCIAS

Roraima 11:46, 18 mar 2020 EVENTOS SUSPENSOS | Além do recesso antecipado, Seed também suspende eventos pelos próximos 15 dias

EVENTOS SUSPENSOS | Além do recesso antecipado, Seed também suspende eventos pelos próximos 15 dias

Em todo o Brasil, 26 estados e o Distrito Federal paralisaram as aulas

Por Mágida Azulay Khatab

Fotos: Ascom/Seed

Com a antecipação do recesso em Roraima a Seed estará evitando o deslocamento de 75 mil alunos e mais de 5 mil professores, impedindo a aglomeração de pessoas e a proliferação do COVID-19

Além da antecipação das férias escolares na rede estadual de ensino anunciadas pelo Governo do Estado de Roraima, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) também suspendeu todos os eventos agendados para os próximos quinze dias, em busca de combater a proliferação do coronavírus no Estado.

Os eventos programados pela Seed que reuniriam mais de 100 pessoas foram suspensos, entre eles, os cursos de formação continuada promovidos pelo Ceforr. O Ceforr estava com cinco cursos em andamento, dois tiveram início na semana passada, “Educação Inclusiva” e “Gestão Ambiental Escolar”.

Outros três cursos estavam previstos para iniciar nesta semana, “Dinamização da Biblioteca”, “Correção de Fluxo” e “Libras”. Todos foram suspensos. Cada curso possui mais de 120 pessoas inscritas.

Outras atividades como as aulas de Zumba no Parque Anauá e os encontros formativos para a implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) também estão suspensas pelo menos pelos próximos quinze dias. Reuniões e encontros pedagógicos também não vão ocorrer neste período. Assim que forem definidas novas datas, serão amplamente divulgadas pela Seed.

Os servidores administrativos que atuam na sede da secretaria foram orientados a utilizarem álcool em gel para higienizar as mãos, a evitar compartilhamentos de objetos pessoais (como copos e telefones celulares), contato físico (abraços, apertos de mão) e a manter as salas com as janelas e portas abertas sempre que possível para arejar o ambiente.

 “Também estamos mapeando nossos servidores, as mulheres grávidas, pessoas acima de sessenta anos e com problemas de pressão alta estão sendo recomendadas a ficarem em casa. Também estamos estudando formas de diminuir o fluxo de pessoas no ambiente de trabalho”, explicou Leila Perussolo.

Servidores doentes, com sintomas ou que estejam retornando de viagens internacionais serão orientados a não irem trabalhar e procurarem imediatamente uma unidade básica de saúde.

Nesta terça-feira, 17, os 26 estados da federação e o Distrito Federal paralisaram as atividades letivas na rede pública estadual de ensino. Além de Roraima, outros quatro Estados: Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Piauí e o Distrito Federal,  anteciparam o recesso escolar.

O CNE (Conselho Nacional de Educação) emitiu nota reforçando a autonomia e responsabilidade das secretarias estaduais de educação na reorganização das atividades acadêmicas em função da paralisação das atividades escolares como ação preventiva ao COVID-19. Na nota, o CNE reforçou a condução dos projetos pedagógicos pelas secretarias, respeitando os parâmetros legais estabelecidos como o cumprimento dos 200 dias letivos e as 800h de aula.

A antecipação do recesso escolar não irá comprometer as atividades previstas no Calendário Escolar e nem implicará em reposição de aulas. O recesso escolar antecipado é para professores, orientadores educacionais, professores auxiliares, cuidadores, assistentes de alunos, orientadores de tecnologia, professores das salas de recursos multifuncionais e alunos, ou seja, para as mesmas pessoas que entrariam de recesso no meio do ano, previsto anteriormente para o período de 3 a 17 de julho.

Dessa forma, as atividades administrativas das escolas como, por exemplo, a secretaria escolar, continuam funcionando normalmente. A medida adotada é para diminuir a aglomeração de pessoas. Somente nas escolas da capital Boa Vista são 40.633 estudantes que se deslocam para ir às escolas todos os dias.

Em todo o Estado, são 75.386 alunos se deslocando para irem às 374 escolas e mais de cinco mil professores. O recesso escolar antecipado segue até o dia 31 de março.

Com a suspensão das aulas, a Seed evita a aglomeração de pessoas em um só espaço físico, como em salas de aula, quadras e pátios, além de evitar o compartilhamento de objetos pessoais, como copos, pratos e talheres, utilizados pelos alunos na hora da alimentação escolar e também o contato físico com apertos de mãos, abraços e beijos.

“A Secretaria de Educação comporta um grande número de alunos que cotidianamente se dirigem para nossas escolas em transportes públicos e isso poderia causar um impacto muito grande na proliferação do coronavírus. Em razão disso, antecipamos o recesso escolar de 15 dias para que não tenhamos aglomeração de pessoas em nossas escolas”, disse a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo.

Também nesta terça-feira, 17, o MEC (Ministério da Educação) anunciou o repasse de R$ 450 milhões para as escolas públicas de todo o Brasil para auxiliar na prevenção do COVID-19. Serão antecipadas duas parcelas do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) os recursos serão destinados para aquisição de produtos de higiene como álcool em gel, papel toalha, entre outros.

Os recursos serão repassados para as escolas que estão com cadastros atualizados no sistema PDDEweb e que estiverem com a prestação de contas em dia. Em Roraima, 93 escolas estão aptas a receber os recursos sendo 44 escolas da Capital, 21 do interior e 18 indígenas.


Tags: Roraima RR