NOTÍCIAS

Secretaria de Educação do Rio de Janeiro 13:14, 25 nov 2019 Estudantes visitam o Salão Carioca do Livro

Carlaile Rodrigues
Foto: Carlaile Rodrigues

Cerca de 37 mil estudantes participaram da 3ª edição da LER, que aconteceu entre os dia 20 e 24 deste mês, na Biblioteca Parque Estadual e no Campo do Santana, no Centro do Rio

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) levou cerca de 37 mil alunos da rede pública para a LER – Salão Carioca do Livro. Em sua 3ª edição, o evento aconteceu entre os dias 20 e 24 deste mês e reuniu o público para conhecer e conversar sobre literatura. A iniciativa foi realizada na Biblioteca Parque Estadual e no Campo do Santana, no Centro do Rio de Janeiro.

Para muitos alunos da rede pública estadual, participar do evento foi uma experiência única. Do Ciep 399 - Jean Baptiste Debret, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, os estudantes Werick Campos Ferreira Cardoso, 12 anos, e Ingryd de Oliveira de Souza, 11 anos, comentaram ser a primeira vez que vivenciaram algo semelhante. Encantados com os livros, com a área verde do Campo de Santana e o bate-papo com outros leitores, declararam que adoram ler.

O sentimento foi compartilhado pelo jovem William da Costa Campelo, da Escola Estadual Gilberto Freire, em Duque de Caxias. Olhando cada detalhe, o aluno e seus colegas de turma conversaram sobre as atrações que mais despertaram a atenção.

Para o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, a ida dos alunos ao Salão Carioca do Livro faz parte de um conjunto de ações que a Seeduc tem realizado desde o início deste ano.

– Contratamos mais de 100 ônibus, este ano, para que os alunos fizessem atividades extraclasse, como aulas de biologia ao ar livre em parques, visitação a museus, participações em ações esportivas e eventos literários, entre outras iniciativas – disse Pedro Fernandes.

O secretário lembrou que, neste ano, cerca de 40 mil alunos da rede pública estadual visitaram a XIX Bienal Internacional do Livro, que aconteceu no Riocentro, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Eles também receberam um cupom no valor de R$ 50,00 para compra de livros, revistas e quadrinhos.

– A Secretaria de Educação entende que é importante estimular essas atividades extraclasse e, especialmente, propostas que permitam que os alunos se envolvam no universo da literatura como forma de incentivar a leitura e a escrita – finalizou.


Tags: RJ Secretaria de Educação do Rio de Janeiro