NOTÍCIAS

Pacto Pela Aprendizagem 12:16, 30 ago 2017 Estudantes piauienses recebem material do Mais Matemática

Estudantes piauienses recebem material do Mais Matemática Estudantes piauienses recebem material do Mais Matemática Estudantes piauienses recebem material do Mais Matemática Estudantes piauienses recebem material do Mais Matemática Estudantes piauienses recebem material do Mais Matemática Estudantes piauienses recebem material do Mais Matemática Estudantes piauienses recebem material do Mais Matemática Estudantes piauienses recebem material do Mais Matemática
Foto: Ascom Seduc/Pi Foto: Raoni Barbosa

O projeto faz parte do Pacto pela Aprendizagem.

Como forma de potencializar o ensino e aprendizagem da matemática, uma das disciplinas mais temidas para a maioria dos estudantes, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) fez a entrega dos fascículos do Projeto "Mais Matemática" para os estudantes do 5º ano da Unidade Escolar Adamir Leal, nesta terça-feira (29). 

O projeto faz parte do Pacto pela Aprendizagem, um conjunto de ações de curto, médio e longo prazo que trabalham com a perspectiva de mudar o cenário da educação. Os estudantes receberam da secretária Rejane Dias o material do "Mais Matemática".

"Produzimos esse material em parceria com a Fundação Lemann para que seja aplicado nas escolas para estimular e incentivar o estudo da disciplina. Queremos superar os desafios que temos na nossa rede e um desses grandes desafios é melhorar a proficiência de Língua Portuguesa e Matemática, especialmente a matemática, que é nossa grande deficiência", explica a secretária.

De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Antônia Mascarenhas, os gestores trabalham em conjunto com a comunidade e, por isso, os índices educacionais são sempre positivos. "Vivemos em um bairro e em uma sociedade muito violenta e, aqui, nossos professores são incentivados a trabalhar as disciplinas de forma lúdica, para que o processo de aprendizagem aconteça de forma mais rápida e prazerosa", afirma Antônia.

O Pacto pela Aprendizagem conta com equipes de acompanhamento pedagógico na Seduc e nas Gerências Regionais de Educação. Essas equipes realizaram uma avaliação na área da matemática, antes do início do projeto. Outra avaliação está prevista para setembro deste ano, a fim de monitorar o desenvolvimento dos alunos na disciplina.

O Mais Matemática tem duas frentes de atuação, uma nas escolas que contam com o Mais Educação e outra nas escolas que não possuem, com uma ampliação da jornada regular de sua grade de horário. Nas escolas que são beneficiadas pelo Mais Educação, o programa será desenvolvido dentro desse espaço para reforçar o estudo da disciplina, com monitores que serão orientados a trabalhar o conteúdo do caderno.

Para as escolas, em especial as escolas de Ensino Fundamental, que não contam com Mais Educação, a Seduc ampliará a carga horária das aulas regulares em duas horas semanais para as turmas de 5º e 9º ano. "Esse é um gesto importante, porque quando ampliamos a carga horária, também aumentamos o custo de operação da turma, ou seja, a Seduc está investindo, de fato, no ensino da matemática, porque ela precisa garantir que tenham professores e alunos dentro da sala de aula para que esse material seja trabalhado", explica Ellen Gera.


Tags: PI Piaui Nordeste Pacto Pela Aprendizagem mais matemática