NOTÍCIAS

Tocantins 18:42, 22 nov 2019 Estudantes destaques do Colégio Estadual Cândido Figueira de Figueirópolis participam de excursão em Gurupi

Nesta edição, os estudantes viajaram para Gurupi e participaram de oficinas educacionais e atividades esportivas Cerca de 28 estudantes participaram da excursão em Gurupi Foram selecionados os dois estudantes de cada turma que tiverem o melhor desenvolvimento no 2º e 3º Bimestres Os estudantes viajaram para Gurupi e participaram de oficinas educacionais e atividades esportivas
Foto: Divulgação

Nesta edição, os estudantes viajaram para Gurupi e participaram de oficinas educacionais e atividades esportivas

Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

Mais uma edição do ‘Vale Passeio’, projeto do Colégio Estadual Cândido Figueira, de Figueirópolis, foi realizada nesta sexta-feira, 22. Cerca de 28 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental participaram de uma excursão para a cidade de Gurupi, para conhecerem o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Foram selecionados os dois estudantes de cada turma que tiveram o melhor desenvolvimento no 2º e 3º Bimestres.

O projeto visa diversificar e desenvolver o repertório educativo, cultural e de lazer dos alunos do Colégio Estadual Cândido Figueira. Por meio da integração, interação e socialização em atividades realizadas nos passeios, a iniciativa é capaz de contribuir para a melhoria do desempenho educacional ao longo do ano letivo.

A cada Semestre, os estudantes adquirem novos aprendizados e se divertem durante as viagens, com estímulos e aprendizados diferentes dos que estão acostumados em sala de aula. Na excursão para o SesiI/Senai, de Gurupi, eles participaram de oficinas, palestras, visitas guiadas, atividades esportivas, entre outras atividades, durante todo o dia no Evento Mundo SENAI.

Para Vilciani Martins, da turma do 9º ano do ensino fundamental, é importante a valorização e o incentivo aos bons resultados do estudante. “O projeto em si é incrível, pois dá oportunidade para os alunos conhecerem lugares diferentes. Hoje, conhecemos todo o Sesi, participamos de oficinas e o mais importante é que  aprendemos muito”, destacou.

Victor Hugo Alves Morais, do 7º ano do ensino fundamental, participou do projeto pela primeira vez. “Estou achando tudo novo, aprendendo sobre coisas que eu nunca vi e está sendo um dos meus melhores passeios. Com essa oportunidade, aprendi o que eu quero para o meu futuro”, apontou.

Já o professor Weliton Silva destacou como o Projeto ‘Vale Passeio’ beneficia o aprendizado integral dos estudantes. “A ideia é possibilitar um maior envolvimento dos alunos nas aulas e leva-los a conhecer outras realidades educacionais de lazer, cultura e mercado de trabalho diferentes das quais estão acostumados a ver no município de Figueirópolis. Além disso, temos visto alunos mais comprometidos com as atividades escolares, o que irá reduzir os índices de reprovação, abandono e evasão escolar e melhorar os índices das avaliações externas, além, é claro, de melhorar a convivência, respeito e compromisso com as atividades propostas na unidade escolar”, frisou.

Foram selecionados os dois estudantes de cada turma que mais evoluíram no 2º e 3º bimestres. A seleção foi feita no Conselho de Classe do 3º bimestre. Entre os critérios para a seleção estão o comportamento, participação, assiduidade e respeito aos colegas e professores.

Projeto

O objetivo principal do Projeto ‘Vale Passeio’ é levar os estudantes do Colégio Estadual Cândido Figueira a conhecerem outras realidades educacionais, esportivas, culturais e de lazer, para levar conhecimento de forma diferente da qual eles estão habituados a ter para, assim, interagir com realidades diferentes.

A cada semestre letivo, o projeto contempla dois (duas) alunos (as) de cada turma que mais se empenharam durante suas aulas com um Passeio Educativo e/ou Cultural.


Tags: Tocantins TO REGIÃO NORTE