NOTÍCIAS

Bahia 19:59, 7 abr 2021 Estudantes desenvolvem projetos de Robótica marcados pela tecnologia e a inovação

Estudantes desenvolvem  projetos de Robótica marcados pela tecnologia e a inovação

Estudantes do Colégio Estadual Ouro Negro, em Candeias, apresentaram, nesta quarta-feira (7), em encontro virtual com dirigentes da Secretaria da Educação do Estado (SEC), os projetos desenvolvidos pela equipe de Robótica Black Gold, caracterizados pela tecnologia e a inovação. Na oportunidade, foi discutida  a participação da equipe na etapa regional do First Lego League, que é organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e vai acontecer nos dias 29 e 30 de maio.  

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou sobre o protagonismo dos estudantes e do estímulo da SEC à iniciação científica, por meio do projeto Ciência na Escola. "Ficamos muito entusiasmados com a proposta da equipe de nos apresentar os projetos que estão sendo desenvolvidos. Claro que torcemos por todos da rede estadual neste espaço de conhecimento e aprendizado, com estudantes e professores engajados. Esse exemplo mostra como é importante, hoje, a iniciação científica no Ensino Médio, além de ser muito bacana vermos, cada vez mais, mulheres na Ciência", afirmou.

Segundo a estudante Nadyne Almeida, 17, a equipe propôs dois projetos para a participação na competição. "Teremos o Cicloergômetro Itinerário Universitário (CIU), que busca melhorar a qualidade de vida através de um equipamento acoplado às cadeiras dos estudantes nas universidades para que possam se exercitar e, ao mesmo tempo, possam somar um crédito para utilizarem em empresas terceirizadas no campus. No outro projeto desenvolvemos um robô que irá passar pelas etapas de designer e desafio durante a competição".

O estudante Igor dos Anjos, 17, ressaltou como a equipe vem desenvolvendo os projetos. "Somos uma equipe que se apoia bastante entre nós. E temos o objetivo de trazer a robótica para o nosso cotidiano, além de buscar o senso crítico para a nossa formação no ambiente da tecnologia e inovação".

Ainda estiveram presentes ao encontro virtual o subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza; o coordenador de Articulação de Projetos para a Educação, Helder Amorim; o diretor de Inovação e Tecnologia do IAT, Iuri Rubim; Patrícia Oliveira, da Diretoria de Educação Integral da SEC; a diretora da escola, Waldenilma Cardoso; o coordenador de Políticas para a Juventude da SEC, Jocivaldo dos Anjos; o professor Gildison Beltrão; e as estudantes Maria Juliana, Luana Rosado e Gabriel Beltrão.

Tags: Bahia Estudantes BA robótica