NOTÍCIAS

Bahia 15:47, 13 set 2019 Estudantes de Salvador conhecem estúdios de TV do Ensino Médio por Intermediação Tecnológica

Estudantes de Salvador conhecem estúdios de TV do Ensino Médio por Intermediação Tecnológica

Os estudantes do curso técnico de nível médio em Produção de áudio e vídeo, do Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaias Alves (CEEP ICEIA), localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, conheceram, nesta sexta-feira (13), os estúdios do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), instalados no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador (IAT). O EMITEC é um programa da Secretaria da Educação do Estado (SEC) que alia conteúdo pedagógico com tecnologia e interatividade, garantindo que os estudantes que moram em áreas remotas da Bahia possam estudar perto dos locais onde vivem e concluir o Ensino Médio.

As aulas do EMITEC são transmitidas via satélite, em tempo real, e ministradas por professores da rede estadual diretamente dos estúdios no IAT. Durante a visita aos estúdios, os estudantes conheceram todo o funcionamento do programa como elaboração das aulas, filmagem, edição das imagens captadas e transmissão. Além disso, participaram de uma palestra com professores do EMITEC, que abordam sobre o trabalho desenvolvido.

A estudante Vanessa do Rosário, 18, disse que gostou muito da experiência. “Foi uma grande oportunidade de visualizar, na prática, a rotina de trabalho das nossas futuras profissões na área audiovisual. Fiquei impressionada com os equipamentos e como tudo funciona”, revelou. Para Tassiano Rocha, 22 anos, este contato com o mundo do trabalho é essencial para a formação. “Os conhecimentos obtidos nesta visita vai agregar muito na minha formação, pois agora já tenho uma noção de como um profissional de áudio e vídeo atua, atualizando diferentes equipamentos”, disse o estudante.

O professor da unidade escolar e que também atua no EMITEC, Heron Brandão, falou da importância da visita para os estudantes. “A visita tem a função de fazer com que os estudantes conheçam não só o mundo real como o mundo profissional no qual eles irão atuar após, a conclusão do curso. Eles conheceram todo o processo de produção desde o roteiro, salas de vídeo, estúdios, edição, pós-produção e a exibição dos conteúdos na rede, e sei que esta experiência marcou a vida deles”, comentou o educador.

Mais sobre o EMITEC 

O EMITEC prevê atendimento a todas as localidades dos municípios da circunscrição dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). Atualmente, o EMITEC atende 18.107 estudantes de 133 municípios e 351 localidades através de 1.076 telessalas. Desde 2011 até 2018, 39.090 estudantes concluíram o Ensino Médio por meio do EMITEC. A oferta estruturante também atua na preparação dos estudantes para o ENEM através da realização de simulados e aulões de revisão. O próximo simulado será realizado nos dias 3 e 4 de outubro e os aulões estão previstos para acontecerem no final de setembro.


Tags: Bahia BA Portal da Educação