NOTÍCIAS

Bahia 16:16, 30 out 2019 Estudantes de Miguel Calmon conhecem orquestras do NEOJIBA em Salvador

Estudantes de Miguel Calmon conhecem orquestras do NEOJIBA em Salvador

Os estudantes integrantes da Orquestra de Violões do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, localizado no município de Miguel Calmon, conheceram, nesta terça-feira (29), as orquestras e instalações do programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA), no Parque do Queimado, no bairro da Liberdade, em Salvador. Durante a visita, eles acompanharam os ensaios nas salas de estudo, nas quais puderam diferenciar os sons dos variados instrumentos tocados por crianças e jovens do programa. Além disso, eles também visitaram o Núcleo de Cordas Dedilhadas do NEOJIBA, que funciona no Colégio Estadual da Bahia Central, no bairro de Nazaré.

Segundo o professor da orquestra do colégio, Gilmar Guimarães, a visita serviu para ampliar a percepção musical dos estudantes. "A nossa orquestra foi formada a partir das oficinas de música do colégio e esta visita proporcionou aos alunos uma experiência de contato com outros estilos e instrumentos musicais para enriquecer o conhecimentos sobre música", destacou, que trouxe os estudantes para uma apresentação musical no Instituto Anísio Teixeira (IAT).

A estudante Ana Maria Oliveira, 18, 3 ano, disse que ficou encantada com a experiência. "É a primeira vez que venho para Salvador e estou muito feliz, pois além da oportunidade de nos apresentarmos no IAT, também conhecemos o trabalho realizado pelo programa NEOJIBA com crianças e jovens muito talentosos e que tocam diferentes instrumentos musicais", afirmou a estudante.

Para o estudante Diogo Pinto, 17, 2 ano, conhecer as orquestras foi uma experiência nova. "Me senti inspirando vendo os estudantes tocando vários instrumentos, pois só tocamos violão na nossa orquestra.  Achei muito interessante a estrutura das salas de ensaio com acústica”, revelou.

O diretor educacional do NEOJIBA, José Henrique de Campos, destacou a importância da troca de experiências entre os estudantes. “Quando falamos de música, também falamos de referências. Então, todo mundo que estuda música sempre se espelha naquilo que gosta e poder ver um espaço como este traz referências de acústica, de trato e de trabalho que pode ser feito no espaço físico. Acredito que esta visita trouxe para os estudantes uma inspiração para que eles busquem conseguir condições cada vez melhores para desenvolver o trabalho musical deles”, comentou. 

Sobre o programa NEOJIBA

Os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) são exemplo inovador de política pública que alia, de forma pioneira na Bahia, as áreas da Cultura, da Educação e do Desenvolvimento Social. O programa criado em 2007 visa promover na Bahia o desenvolvimento e a integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade por meio do ensino e da prática musical coletivos. Sua estrutura organizacional conta com um total de 13 núcleos, sendo o Núcleo de Gestão e Formação Profissional (NGF), localizado em Salvador, e 12 Núcleos de Prática Musical (NPM), sediados em diferentes bairros da capital e em outros cinco municípios do estado: Simões Filho, Porto Seguro, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Jequié.


Tags: Bahia BA Portal da Educação