NOTÍCIAS

OBR 16:40, 22 ago 2016 Estudantes da rede pública vencem etapa estadual da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Robótica

Os alunos da rede estadual serão representantes do Tocantins na etapa nacional da OBR, que acontece de 9 a 12 de outubro, em Recife (PE) Os alunos da rede estadual serão representantes do Tocantins na etapa nacional da OBR, que acontece de 9 a 12 de outubro, em Recife (PE)
Foto: George Francisco Coelho Santos / IFTO

Com a façanha, os alunos do 8º ano do ensino fundamental serão representantes do Tocantins na etapa nacional da OBR, que acontece de 9 a 12 de outubro em Recife (PE).

Núbia Daiana Mota / Governo do Tocantins

Estreantes na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), Stalin Soares e Rafael Rodrigues, alunos da Escola Estadual Deoclides Muniz, de Almas, conseguiram a proeza de conquistar o primeiro lugar na etapa estadual da 10ª edição do evento, na modalidade prática, categoria resgate nível 1. O evento foi realizado em Palmas, nos dias 19 e 20 deste mês, com a participação de 15 equipes de escolas públicas e particulares das cidades de Almas, Dianópolis, Araguaína, Palmas e Gurupi. 

Com a façanha, os alunos do 8º ano do ensino fundamental serão representantes do Tocantins na etapa nacional da OBR, que acontece de 9 a 12 de outubro em Recife (PE). O que para eles significa uma grande responsabilidade e a possibilidade de alcançar patamares mais altos. “Nós entramos pensando em competir e ganhar experiência, mas fomos os campeões. Mal dá para acreditar. Para a nacional vamos fazer algumas modificações no robô e fazer um treinamento sério para a próxima etapa”, relata Rafael.

Stalin e Rafael são integrantes de um projeto de extensão do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus Dianópolis, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Inicialmente estão sendo atendidos os alunos das Escolas Estaduais Deoclides Muniz, localizada na cidade de Almas, e Coronel Abílio Wolney, da cidade de Dianópolis.

De acordo com o coordenador do projeto, o professor do curso de Licenciatura em Computação do campus Dianópolis, Dêmis Gomes, “a intenção é oferecer aos alunos do ensino fundamental conceitos básicos sobre robótica e programação e possibilitar a participação dos educandos em competição de robótica, ofertando ainda a oportunidade aos acadêmicos do curso superior de Licenciatura em Computação de estarem em campo, exercendo a docência”.

Outros destaques

Edinei Gualberto, Jonatas Santos e Marcelo Freitas, alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Coronel Abílio Wolney, destacaram-se na competição garantindo o segundo lugar na categoria prática nível 1, além de receberam medalha de honra ao mérito como a equipe com melhor dedicação.

Os educandos Edinel Joaquim e Guilherme dos Santos, alunos do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Deoclides Muniz, também participaram da disputa e conquistaram confiança e experiência para as próximas competições. As equipes são lideradas pelos acadêmicos de Licenciatura em Computação do campus Dianópolis do IFTO, George Francisco e Farlly Araújo.

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada de Robótica é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e a Sociedade Brasileira de Automática (SBA), com apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A etapa nacional é realizada em conjunto com outros eventos nacionais, como a Competição Brasileira de Robótica (CBR) e congressos nas áreas de inteligência artificial e robótica. O principal objetivo é estimular jovens estudantes, possibilitando aos finalistas estarem em contato com alguns dos maiores pesquisadores da área de robótica do Brasil.

A OBR é apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que se utiliza da temática da robótica para atrair jovens, buscando estimulá-los a seguirem carreiras

científico-tecnológicas. Além de identificar talentos, a OBR promove debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.


Tags: Tocantins TO Olimpíada Brasileira de Robótica OBR