NOTÍCIAS

Pernambuco 13:22, 6 jun 2018 Estudantes da Rede são premiados na 4ª edição do Concurso Cultural Água: Juntos, Vamos Preservar

Foto:

Os trabalhos estão expostos até o dia 10 deste mês no Piso L1 do Shopping RioMar

A quarta edição do Concurso Cultural Água: Juntos, Vamos Preservar chegou ao final e, na tarde desta terça-feira (06), os estudantes vencedores das três categorias – desenho, vídeo e projeto - foram premiados no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Shopping RioMar Recife. O concurso tem o objetivo de estimular o uso consciente do recurso natural em Pernambuco por meio de projetos e temáticas trabalhadas em sala de aula.

Participaram também da solenidade o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, e a diretora de Desenvolvimento Socioambiental do Grupo JCPM, Lúcia Pontes, além da ASA Indústria, que são parceiros do concurso. Nesta edição foram contabilizadas 144 inscrições, sendo 40 projetos, 33 desenhos e 71 vídeos. “Para quem não conhece, o concurso é uma representação de temáticas que são trabalhadas dentro das salas de aula. Os desenhos, vídeos e projetos que estão sendo reconhecidos aqui foram desenvolvidos nas escolas. Então, muito mais que um simples concurso, o objetivo maior é levar esse conhecimento para os nossos estudantes. O bonito é perceber que esses trabalhos são apresentados para as famílias, os jovens repassam o que estão aprendendo para a comunidade e isso é um ponto muito positivo”, afirmou Fred Amancio, secretário de Educação de Pernambuco.

“Esse é um evento que a Compesa tem muito carinho e fazemos questão de estar sempre na premiação. Vivemos num Estado que tem a distribuição da água de forma muito irregular, são mais de sete milhões de pernambucanos para abastecer e essa não é uma tarefa fácil. Então, precisamos sair daquela concepção de só olhar aquilo que falta e observar o que temos e o que podemos fazer para melhorar. A Compesa acredita que a geração de jovens que estão saindo da escola vai ser melhor que a última na questão ambiental”, contou Roberto Tavares, presidente da Compesa, ao parabenizar os estudantes vencedores. Na fala de Lúcia Pontes, diretora de Desenvolvimento Socioambiental do Grupo JCPM, o ponto alto foi o uso consciente da água. “Pensamos nesse concurso na perspectiva de criar uma consciência crítica nessas crianças e adolescentes que irão formar o futuro do nosso país, da humanidade e planeta. Se elas adquirem essa preocupação e repensam, cotidianamente, como esse recurso é importante para a nossa sobrevivência, estamos cumprindo o nosso papel”, declarou.

Premiados em terceiro e segundo lugar na categoria vídeo nos últimos dois anos, Ana Carolina, José Ayron e Ana Cecília alcançaram desta vez o tão sonhado primeiro lugar. “Além de ter uma experiência diferente, criando um curta-metragem, é algo enriquecedor porque a gente adquire conhecimento”, afirmou José Ayron, de 14 anos. Os jovens são da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, localizada em Quixaba, e produziram um vídeo mostrando a estação de tratamento de água do município. “É preciso conhecer melhor o recurso para que a gente possa trata-lo de melhor forma. No vídeo, mostramos como a água é tratada pela Compesa e damos dicas de como podemos reutilizá-la. Tudo filmado por um smartphone e editado no computador”, contou Ana Cecília.

“O concurso é importante para mostrar às pessoas como a água deve ser utilizada. No meu desenho eu ilustrei algumas situações de desperdício de água na tentativa de conscientizar sobre o uso do recurso porque uma hora ele vai acabar”, conta Maria Eduarda Pereira, de 10 anos, estudante do 5º ano da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, de Quixaba, primeiro lugar na categoria Desenho.


Tags: Pernambuco PE Rede Estadual PE Educação Pernambuco Concurso Água