NOTÍCIAS

Bahia 12:22, 7 nov 2019 Estudantes da rede estadual são finalistas da V Olimpíada Baiana de Biologia

Estudantes da rede estadual são finalistas da V Olimpíada Baiana de Biologia

Os estudantes dos colégios estaduais de Tanque Novo e Eurides Santana, localizados em Tanque Novo e Poções, respectivamente, estão entre os 15 finalistas destaque de escolas públicas na V Olimpíada Baiana de Biologia (OBABIO). A iniciativa, promovida pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), tem o objetivo de incentivar o estudo na área de Biologia, estimulando o raciocínio científico na apresentação de soluções criativas para os problemas propostos. A data e local da cerimônia de premiação dos finalistas ainda serão divulgados no site da olimpíada.

A OBABIO destina-se a alunos do Ensino Médio regularmente matriculados em escolas estaduais, federais e particulares do Estado da Bahia e é composta por duas fases. A primeira fase é realizada internamente em cada uma das escolas, com critérios estabelecidos pelo professor responsável por coordenar a olimpíada na sua respectiva unidade escolar ou região. Já a segunda é realizada mediante prova contendo 30 questões objetivas e duas dissertativas, aplicada simultaneamente em diversas cidades do Estado da Bahia. 

O estudante Joares Pereira Junior, 16, 3º ano, do Colégio Estadual Eurides Santana, falou sobre a sua participação na olimpíada. “Na prova foram cobrados vários assuntos que estudei na escola e eu gostei bastante das questões. Estou muito contente por estar entre os finalistas, pois gosto muito da área de Biologia e pretendo cursar a faculdade de Medicina”, disse, entusiasmado. 

Mailton Batista Lima, 15, 1° ano, do Colégio Estadual de Tanque Novo, por sua vez, já acumula uma vasta experiência com olimpíadas educacionais. Além da OBABIO, ele participou, no ano passado, da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), na qual recebeu medalha de ouro na etapa estadual e medalha de prata na etapa nacional. Também já participou da Olimpíada Baiana de Química (OBAQ) e da Olimpíada Nacional de Ciências. “Além de serem divertidas de se fazer, as olimpíadas nos estimulam a estudar assuntos que vão além dos que são trabalhados nas séries que estamos cursando. Para participar da OBABIO, por exemplo, eu tive que estudar conteúdos de Biologia do 2º e 3º ano e foi muito desafiador. Já estou na expectativa da premiação”, revelou o estudante, que também almeja cursar Medicina. 

As demais unidades escolares com estudantes finalistas da V Olimpíada Baiana de Biologia são: Colégio Estadual Professor Rocha Pita, localizado em Aratuipe; Instituto de Educação Anísio Teixeira, em Caetité; e Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Camaçari; além dos colégios estaduais Duque de Caxias e da Polícia Militar (CPM), ambos em Dendezeiros, em Salvador. 


Tags: Bahia BA Olimpiada Biologia