NOTÍCIAS

Alagoas 16:40, 29 out 2019 Estudantes da rede estadual participam da Semana de Ciência e Tecnologia

Estudantes da rede estadual participam da Semana de Ciência e Tecnologia

Ações incluíram software de programação, sessões do planetário

Texto de Ana Paula Lins

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) teve uma programação intensa na Semana de Ciência e Tecnologia. As atividades incluíram jogos de iniciação à programação, sessões do planetário e o STEM em escolas da rede estadual em Maceió, São Miguel dos Campos e Messias.

Na Escola Estadual Moreira e Silva, no Cepa, os estudantes participaram do “A Hora do Código”, atividade onde os alunos tiveram seu primeiro contato com linguagens de programação por meio de vários jogos. A ideia é mostrar a tecnologia como uma ferramenta educacional acessível.

Alunos têm contato com programação fotos José Demétrio 49

“Temos aqui diversos jogos que foram elaborados de forma a introduzir os alunos no universo da programação e mostrar que é possível trabalhar a tecnologia de forma fácil. Além disso, queremos incentivar a maior participação de meninas nestes projetos”, explica Victor Brunno de Souza, estagiário de robótica na Seduc.

Camila do Moreira disse que jogo estimula criatividade foto José Demétrio 30

Camila Vitória Santos da Silva, estudante da 2ª série do ensino médio do Moreira e Silva, aprovou a iniciativa. “Já tinha estudado informática, mas essa ação faz a gente adquirir mais criatividade”, fala a garota, que almeja cursar Administração.

Exposição de pôsteres na Escola Silveira Camerino foto cortesia cecite

Planetário - Já na Escola Estadual Silveira Camerino, também no Cepa, os alunos receberam a sessão do planetário, espaço onde aprendem mais sobre os planetas, e também uma exposição de pôsteres. “São sessões de 25 minutos onde o participante é envolvido em uma narrativa sobre o cosmos”, conta o coordenador do Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL). O Clube de Astronomia Formahault, da Escola Estadual Afrânio Lages, também se juntou à ação, oferecendo explanações aos estudantes.

Professor Adriano Aubert leva planetário à Escola Silveira Camerino foto José Demétrio 75

Isabela Caroline da Silva Fernandes, aluna do 8º ano da Camerino, foi uma dentre os 209 estudantes da unidade de ensino que participaram das sessões do planetário. “Gostei muito, pois já tinha estudado sobre astronomia antes. Achei ótima a plataforma do planetário, quero ir a outras sessões”, adianta a garota.

Isabela quer repetir experiência do planetário fotoJosé Demétrio 62

Também receberam atividades da Semana da Ciência e Tecnologia as escolas estaduais Princesa Isabel (A Hora do Código), Teotônio Vilela (planetário),  Adeilza Maria ( A Hora do Código), Judite Nascimento, de Messias e Edleuza Oliveira, de São Miguel dos Campos, esta última com atividades do movimento STEM – sigla inglesa para a junção dos termos Ciência, Tecnologia, Engenharia de Matemática – que promove a revolução tecnológica e a busca pro inovação nos modelos educacionais.

STEM na Escola Estadual Edleuza Oliveira em São Miguel foto Cecite


Tags: Ciência e Tecnologia Alagoas AL Rede Pública Estadual Inovação e Tecnologia