NOTÍCIAS

ENEM 16:12, 22 jan 2020 Estudantes da rede estadual comemoram aprovação na Uema e bom desempenho nas notas do ENEM

Estudantes da rede estadual comemoram aprovação na Uema e bom desempenho nas notas do ENEM


O Ensino Público Maranhense tem mais um motivo para comemorar: o percentual de estudantes oriundos de escolas da rede pública, aprovados no PAES (Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior) 2020, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), foi de 75,23%. Isso Significa que dos 4.776 candidatos aprovados no vestibular, 3.570 são estudantes de escolas públicas. Este é um dos melhores resultados das últimas duas décadas. Em todas as Unidades Regionais de Educação (UREs) há um clima de comemoração pelo desempenho de alunos no PAES. O resultado saiu na sexta-feira (17) e muitos alunos da rede estadual foram aprovados nos mais diversos cursos ofertados pela instituição. 

“O resultado do Paes 2020 é mais uma grande conquista do Governo Flávio Dino, na Educação. E muito mais do que números, esse resultado revela a verdadeira qualidade da Educação Pública Maranhense, resultado do trabalho que a gente vem desenvolvendo, trilhando caminhos corretos. 75% de estudantes oriundos de escolas públicas ingressando na Uema é uma marca histórica, são números muito expressivos, que demonstram o mérito dos nossos estudantes, mas, também a qualidade dos nossos professores, do ensino ofertado”, destacou o Secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão. 

Na Unidade Regional de Caxias, em sete escolas, foram aprovados 63 estudantes. E bons exemplos vêm das escolas: Colégio Militar Tiradentes IV, de Caxias (17 aprovados), C.E. Inácio Passinho (15 aprovados), C.E. Santos Dumont (12 estudantes). E na regional ainda teve destaques: João Emanuel Rodrigues Oliveira, do C.E. Santos Dumont, conquistou o 1º lugar em Física, e Tayane Lopes dos Reis, do CE Inácio Passarinho, ficou com o 1º lugar no curso de Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa Noturno. 

Boas Expectativas com o Enem

Outros estudantes já comemoram as boas notas no ENEM, principalmente na redação. E aguardam o resultado do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), cujas inscrições começam nesta terça-feira (21) e terminam no domingo (26). 

Da URE de Pedreiras vem um dos melhores resultados de alunos da rede com as notas do ENEM. A estudante Francisnayra Moreira Rodrigues, aluna do Centro de Ensino Cristovão Colombo, na cidade de Lago da Pedra, conquistou uma pontuação que pode colocá-la na disputa por uma vaga até em Medicina. Francisnayra tirou 980 pontos em Redação e atingiu a média geral de 821,86 pontos. Mas, a estudante, que já faz Administração, no Ifma de Bacabal, nem pensa nessa possibilidade. Ela quer mesmo é seguir com Administração.

“Medicina não tem nada a ver comigo. Na verdade, eu nem estava pensando em me escrever no Sisu. Mas, as pessoas ficam falando de um lado e de outro. Eu ainda estou decidindo se me inscrevo ou não. Se me inscrever, farei Engenharia Civil ou Arquitetura”, declarou a estudante que disse ainda, ter se surpreendido como a nota e que nunca frequentou cursinho. “Eu nunca fiz cursinho. Foi mais conhecimento adquirido na escola, visão de mundo, do que eu assisto, leio, ouço no dia a dia. Acho que o Enem pede muito isso”, finalizou Francisnayra.

Da Ure de Santa Inês, um exemplo muito bacana vem das aldeias indígenas, de 25 estudantes que fizeram o Paes – 2020, 14 conseguiram aprovação em cursos como: Enfermagem, Engenharia Mecânica, Matemática, Agronomia, Pedagogia, Letras entre outros. Esses estudantes estudarão em São Luís e no Polo Santa Inês.

Outros ótimos resultados em Redação vêm dos estudantes Emanuel de Oliveira Costa, do C.E. Professor João Martins Neto, na cidade de Estreito; Rafael Lima, do C.E. Joviana Silva Farias, de Açailândia; Victor Dutra, do C.E. Valmir da Paixão Santos, de Santa Luzia, com 980 pontos; Denilson Barros e Nathalia Silva, do C.E. Antônio Sirley, em Formosa da Serra Negra, com 960; e muitos outros estudantes atingiram média superior a 900 pontos. 

Também obtiveram boas pontuações no Enem, internos do sistema prisional. Dos 947 presos se inscreveram, 544 obtiveram notas que os possibilitam concorrer ao Sisu, ProUni e Sisutec. 

 “Todos esses resultados nos deixam muito feliz, porque o programa Escola Digna, como sempre fizemos questão de frisar, não se concretiza só na construção e reforma de escolas, vai muito além disso. Então, todo o nosso esforço de aulões, de simulados e demais ações pedagógicas, no sentido de garantir a qualidade da aprendizagem, estão trazendo retornos importantes. E esperamos cada vez melhores resultados”, concluiu Camarão. 


Fonte: Seduc/MA


Tags: Maranhão MA ENEM