NOTÍCIAS

Bahia 15:24, 17 jun 2019 Estudantes baianos disputam etapa territorial dos Jogos Estudantis da Rede Pública

Estudantes baianos disputam etapa territorial dos Jogos Estudantis da Rede Pública

Os estudantes que participam dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP) estão mobilizados para as competições da etapa Territorial, que acontecem nesta semana, antes do recesso junino em toda a Bahia. No Núcleo Territorial de Educação - Santa Maria da Vitória (NTE 23), por exemplo, as disputas tiveram início nesta segunda-feira (17) e prosseguem até quarta (19), nas modalidades futsal, voleibol, handebol, baleado e futebol de travinha. No domingo (16), os alunos ligados ao NTE 1 (Irecê) também competiram em diversas modalidades, com premiações na solenidade de encerramento.

Os alunos ligados ao NTE 23 participaram, nesta segunda (17), de uma série de atividades do JERP, na Associação Atlética Banco do Brasil de Santa Maria da Vitória. Além das competições de xadrez, houve corrida e ciclismo. Na abertura dos jogos, o público conferiu show musical, concurso de miss e mister JERP e festival de quadrilhas juninas.

Empolgado com o 1º lugar que ficou na Corrida 5 km, o estudante Érico dos Santos Melo, 19, 1º ano do Colégio Estadual de Cocos, no município de Cocos, falou da sua emoção de ter disputado a atividade do JERP. “Fiquei muito feliz de ter me envolvido com os Jogos Estudantis. Foi uma oportunidade maravilhosa e o melhor é que fui campeã tanto em Cocos, a minha cidade, como agora em Santa Maria da Vitória”. 

Já na terça-feira (18), no Ginásio de Esportes de Santa Maria da Vitória, estão previstos os jogos de voleibol (masculino e feminino); handebol (masculino e feminino); e baleado (misto), reunindo os municípios de Tabocas, Serra Dourada, Brejolândia, São Félix do Coribe, Canápolis, Santana, Cocos, Coribe, Jaborandi, Santa Maria da Vitória e Correntina. E na quarta (19) serão os jogos finais do NTE 23, entre os representantes de cada Polo, no mesmo local. 

Espírito coletivo
No final de semana, foi a vez dos alunos competidores do NTE 1, que participaram de jogos de futebol, futsal, handebol, basquetebol, baleado, atletismo e judô. A estudante Fernanda da Silva Santos, 15, que competiu nos jogos de futsal e basquete, pelo Colégio Modelo de Irecê falou sobre a sua experiência: “Foi muito emocionante, principalmente porque havia um ano que não jogava e também ter sido minha estreia no JERP. Além da prática do esporte, que por si já é algo muito importante, foi uma oportunidade de conhecer novas pessoas para o meu ciclo de amizade”.

A estudante Leandra Barreto, 16, do Colégio Estadual Imaculada da Conceição, no município de Cafarnaum, que participa dos jogos nas modalidades vôlei e handebol, também comemorou a sua participação no JERP. “Toda a escola se mobilizou para nos ajudar e contribuiu muito com a união e a torcida. A organização do evento, que nos ofereceu o lanche e o almoço, também foi fundamental para o nosso desenvolvimento. Só tenho a agradecer a todos pelo espírito coletivo”.

Sobre o JERP
Fundamentados na importância da cultura corporal e do esporte escolar, com foco na participação, na diversidade, na ética, na cooperação, no regionalismo e na emancipação, os Jogos Estudantis da Rede Pública 2019 estão envolvendo estudantes de 962 escolas de 384 municípios baianos (92%). Organizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio de cada um dos 27 Núcleos Territoriais de Educação do Estado (NTE), o JERP completa dez anos, em 2019, com o objetivo de fortalecer e promover o fomento da cultura corporal no currículo da Educação Básica, por meio de práticas docentes e do assessoramento pedagógico. Os jogos acontecem por etapas. A etapa escolar foi a primeira a ser realizada e, depois da etapa Municipal, vêm as etapas polos, territoriais, zonal, regional e nacional.


Tags: Bahia BA Portal da Educação