NOTÍCIAS

Bahia 10:30, 22 mai 2020 Estudantes baianos compartilham rotina de ensaios de orquestra de violões durante isolamento social

Estudantes baianos compartilham rotina de ensaios de orquestra de violões durante isolamento social

Os estudantes integrantes da Orquestra de Violões do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, localizado no município de Miguel Calmon, mesmo durante o isolamento social, por conta da prevenção ao novo Coronavírus (COVID-19), continuam mantendo suas rotinas de ensaios, de forma individual, diretamente de suas casas. Por meio do aplicativo WhatsApp e das redes sociais, como o Facebook, eles estão compartilhando suas experiências musicais, realizando lives para dialogar sobre os assuntos relacionados à orquestra e aprendendo conteúdos sobre música. 

A orquestra de violões foi criada na unidade escolar, em 2011, como resultado das oficinas de música do Ensino Médio Inovador. Sob a regência do professor e violonista Gilmar Guimarães, a orquestra possui, atualmente, 20 integrantes, sendo estes oriundos das turmas da escola. O repertório contempla peças do cancioneiro popular brasileiro rearranjadas para violão, a exemplo de "Luar do sertão", "Menino da porteira" e "Asa branca".

O professor Gilmar Guimarães falou da importância da orquestra para a formação dos estudantes. "A orquestra tem um papel importante no desenvolvimento da aprendizagem dos nossos estudantes, pois estimula o aumento da concentração, desenvolve a sensibilidade e promove interação e conhecimento das raízes culturais". 

Para a estudante Ana Caroline Matos, 17, 3º ano do Ensino Médio, participar do conjunto musical tem mudado a sua vida. "A orquestra da escola é muito importante para mim, porque, além da interação com pessoas que curtem o mesmo que eu, que é tocar, eu aprendo músicas novas e diferentes formas de tocar", afirmou.

Segundo o estudante Welington Barbosa dos Santos, 19, 3º ano do Ensino Médio, a orquestra simboliza a sua evolução pessoal. "Além de boa música, a orquestra vem provando que a escola pública tem o potencial de revelar e cuidar de vários talentos como nós. Gosto muito de fazer parte dela e, neste momento, estamos tendo contato virtual com os integrantes para conversar sobre música e nossa harmonia. A orquestra passou de um simples sonho para uma linda realidade", revelou. 

Ao longo da trajetória da orquestra, os estudantes já se apresentaram em diversas cidades da Bahia. Em Salvador, a orquestra foi destaque na abertura do 4º Encontro Estudantil da Rede Pública, realizado em 2015, na Arena Fonte Nova. No mesmo ano, também na capital baiana, eles tocaram para a então presidenta da República, Dilma Roussef, durante a cerimônia de inauguração da Estação Pirajá do metrô de Salvador.


Tags: Bahia BA Portal da Educação