NOTÍCIAS

Bahia 18:31, 24 mar 2020 Estudantes baianos apresentam projetos na maior Feira de Ciência e Engenharía do país que acontece on-line

Estudantes baianos apresentam projetos na maior Feira de Ciência e Engenharía do país que acontece on-line

Os 18 projetos finalistas de iniciação científica dos estudantes da rede estadual de ensino estão sendo apresentados durante a 18ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), iniciada nessa segunda-feira (23), e que acontece via internet, até o dia 4 de abril. A realização virtual do evento acontece pela primeira vez, tendo em vista a pandemia do Coronavírus. Por isso, os projetos serão avaliados por pesquisadores através da plataforma de teleconferência on-line Zoom Education for Life. 

Nesta edição, estão em exposição 345 projetos finalistas, desenvolvidos por 761 estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico de 295 escolas de todo o país. As informações sobre cada um dos projetos podem ser conferidas através do link (www.febrace.org.br/virtual), onde é possível assistir a vídeos sobre os projetos e, também, votar no preferido. O mais votado ganhará o Prêmio Votação Popular, que é uma das novidades deste ano. A cerimônia de premiação será transmitida pelo YouTube, por meio do link: (https://www.youtube.com/channel/UCBLeKXaqLf0Rs9Mqyyuvsog).

As estudantes Adriele dos Santos, 18, e Thâmara Mislany Barreto, 19, do curso técnico em Agropecuária do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Rio Grande, localizado em Barreiras, estão participando com o projeto “Biossementeira ecológica”. O projeto possui o foco na sustentabilidade e preservação do meio ambiente. “Criamos uma biossementeira desenvolvida com fibra da carcaça do coco e resina da palmeira do buritizeiro como uma alternativa sustentável para substituir o uso de embalagens plásticas na produção de mudas na agricultura. A FEBRACE traz oportunidades para nós, jovens, nos conectarmos com o mundo da Ciência e tentar ajudar o mundo a ser melhor. É uma honra participar da feira, pois estou tendo contato com profissionais da área e trocando conhecimento, e isso vai nos ajudar muito no nosso desempeno profissional e na perspectiva como cientistas”, afirmou Adriele. 

Outro projeto em destaque na FEBRACE é o “Lima-da-pérsia como solução alternativa e natural para a desinfecção da água”. A pesquisa foi desenvolvida pelas estudantes Taina Larissa Nascimento, 16, e Julya Pires da Silva, 16, ambas do 3º ano, do Colégio Estadual João Vilas Boas, localizado em Livramento de Nossa Senhora. “A utilização da Lima da Pérsia é uma solução alternativa que pode ser usada em comunidades carentes e sem acesso à água tratada, pois além de ter a capacidade de matar as bactérias aliada ao sol, também é rica em vitamina C. Participar da FEBRACE está sendo uma experiência incrível e é muito bom ver que conseguimos chegar tão longe. Estamos tendo a oportunidade de conhecer outros incríveis projetos e isso é muito bom para o nosso aprendizado e carreira”, disse Julya. 

Sobre a FEBRACE
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que é realizado na Universidade de São Paulo (USP), em uma grande mostra de projetos. Dentre os objetivos da FEBRACE, destacam-se: estimular novas vocações em Ciências e Engenharia através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores, e aproximar as escolas públicas e privadas das universidades, criando oportunidades de interação espontânea entre os estudantes e professores das escolas com a comunidade universitária para uma melhor compreensão dos papéis das universidades em ensino, pesquisa, cultura e extensão.

Projetos da rede estadual selecionados para a 18ª FEBRACE: 

1. AFRICA SERTANEJA: MEMÓRIA AFRICANA NA CULTURA NORDESTINA: Sirleia Pereira dos Santos, Cristiane dos Santos Souza, Graziela Silva Santos (estudantes) e Janildes Almeida Chagas (orientadora) - Colégio Estadual Grandes Mestres Brasileiros, Mattina. Diretora: Gilvane Caldas Lima. 

2. ANTROPOLOGIA ARGACIT - ARGAMASSA FEITA ATRAVÉS DO PLÁSTICO:  Luiz Vinícius Cardoso Matos (estudante) e Davi Ferreira Barreto (orientador). Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, Santo Antônio de Jesus. Diretora: Joelma de Queiroz. 

3. BANCO DE SEMENTES DO CERRADO COM USO DE QR CODE: Carlos Antônio Porto dos Santos Amarante, Emanuel Alves Ribeiro, Iara de Oliveira Santos (estudantes), Eliane da Silva Nunes (orientadora) e Laísa Macedo Brandão (coorientadora). Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), Barreiras.

4. BIODIGESTORES EM PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CACULÉ-BA: UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL NA AGRICULTURA FAMILIAR - Ester Santana Oliveira Santos, Diogo Rennam Vieira Trindade, Leidiane Alves Santana (estudantes) e Edjane Alexandre Costa Soares (orientadora). Colégio Estadual Norberto Fernandes, Caculé. Diretor: Expedito dos Santos Filho.

5. DEGRADAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO DO CETEP DO PIEMONTE DA DIAMANTINA II: Elisângela Alves Silva, Lirian Grasiele da Cruz Souza, Milena Conceição Eduardo Rodrigues (estudantes) e Lauducéia da Cruz Santos (orientadora). Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte da Diamantina II, Jacobina. 

6. DEIXA DE SER TROUXA: UM JOGO PARA APRENDER HISTÓRIA A PARTIR DA SAGA HARRY POTTER: Amanda Almeida Oliveira (estudante) e Karla Dias de Lima (orientadora). Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista.

7. ECOTECH: Clara Martins da Gama Davi, Victor Gabriel Brito de Mello, Beatriz Bispo de Melo (estudantes) e Carla Vanesca Rabelo Ollandezos (orientadora). Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia Informação e Comunicação, Lauro de Freitas. Diretor: Denis Rios (71) 98506-4811 http://estudantes.educacao.ba.gov.br/noticias/estudantes-sao-selecionados-para-maior-feira-de-ciencia-e-engenharia-do-pais 

8. ESTUDO COMPARATIVO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO QUÍMICO DA PERESKIA ACULEATA MILLER CULTIVADA EM PARE EM SISTEMA FOTOSSINTÉTICO ATIVO (2670). Ariel Amorim Peixoto Batista, Rafael Sacramento Serra das Neves, João Matheus Souza Oliveira, Solange Rodrigues Muti (orientador), Elton Borges De Sena Barreto (coorientador). CEEP em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira, SALVADOR. BIO - 207 Fisiologia 

9. GRUPO DE DANÇA QUILOMBO DOS ANJOS (1840). Bruno da Silva Souza, Sara dos Santos Silva, Cláudia Regina Oliveira Patez (orientador), Colégio Estadual Antônio Batista, Candiba. HUM - 602 Sociologia. Diretor - Valdimir Pereira Reis (77) 98140-4513 / (77) 3661-2318 

10. LEVANTAMENTO PRELIMINAR DE BORBOLETAS DO DISTRITO DE IBITIRA - RIO DO ANTÔNIO, BA (2787). Amanda Luzia Marçal Moreira, Marcia Nicoly Batista Barbosa Pereira, Marcos Alves Batista (orientador), Lucineide Marçal Vieira (coorientador). Colégio Estadual Professora Lia Publio de Castro, Rio do Antonio. BIO - 201 Biologia Geral. Projeto da Feira: Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia - FECIBA 

11. LIMA-DA-PÉRSIA COMO SOLUÇÃO ALTERNATIVA E NATURAL PARA A DESINFECÇÃO DA ÁGUA (1219). Taina Larissa Pires Nascimento, Julya Pires da Silva, Ana Paula Soarea da Silva (orientador), Ivandi Oliveira Luz (coorientador). Colégio Estadual João Vilas Boas, Livramento fo Brumado. BIO - 208 Bioquímica 

12. MAPEA: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA EM ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO: Kauã Cunha Silva, João Pedro Araújo Guimarães, Halbert Araújo Marques da Silva (estudantes) e Adaltro José Araujo Silva (orientador). Colégio Estadual Wilson Lins, Valente. 

13. ONTEM, HOJE E AMANHÃ TEM MATEMÁTICA: Larissa Santos Aristides, Maria Evelyn Silva Ferreira Souza e Nildete Luz Souza (orientador). Colégio Estadual Profa. Simone Simões Neri, Inhambupe. Diretor: Francisco da Silva Oliveira. 

14. RAZÃO CELESTE: UM JOGO SOBRE ASTRONOMIA: Maicon Douglas Invenção Viana dos Santos (estudantes) e Jorge Lucio Rodrigues das Dores (orientador). Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, Salvador. 

15. SUPERFÍCIE FILTRANTE COM MATERIAL ALTERNATIVO E SUSTENTÁVEL PARA O USO EM RESERVATÓRIOS DOMÉSTICOS: Caio Washington Mesquita de Lima, Mariana Santos Santana, Ismirna Israelle Pereira dos Santos (orientadora), Heloisa Lemos de Santana (coorientadora). Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro Pessoa, em Catu. 

16. BIOSSEMENTEIRA ECOLÓGICA: Adriele Rocha dos Santos, Thâmara Mislany Barreto dos Santos (estudantes) e Aline Dourado Sena Gama (orientadora). Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia (CETEP) do Rio Grande, em Barreiras. 

17. UTILIZAÇÃO DO FRUTO DO JATOBÁ (HYMENAEA COURBARIL) PARA A PRODUÇÃO DE BEBIDA NUTRICIONAL: Diogo de Souza Regis e Wilka Teixeira de Miranda (orientadora). Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Rio Grande, em Barreiras. 

18. ELABORAÇÃO DE CONSERVAS DE PALMITO DO MIOLO DA BANANEIRA (MUSA SPP) COMO ALTERNATIVA DE ALIMENTAÇÃO E RENDA: Dievisson Wyllyan de Souza Baliza, Matheus Almeida Campos, Walas de Oliveira Santos (estudantes), José Carlos Levi Guedes (orientador) e Tailan Silva de Melo (coorientadora). Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Rio Grande, em Barreiras


Tags: Bahia BA Portal da Educação febrace