NOTÍCIAS

Tocantins 16:49, 14 mai 2019 Estudantes aprendem História do Tocantins em roteiro geo-turístico na Praça dos Girassóis

O Cruzeiro, local de realização da primeira missa em Palmas, foi outro ponto visitado O grupo conheceu os principais pontos turísticos da Praça dos Girassóis, em Palmas Entre as atrações, eles visitaram o relógio solar e o Palácio Araguaia
Foto: Guilherme Gandara / Governo do Tocantins

O objetivo da visita é dar aos alunos a oportunidade de conhecer tanto a História de criação do Estado do Tocantins quanto o surgimento da capital, Palmas

Guilherme Gandara / Governo do Tocantins

Estudantes da Escola Estadual Beira Rio, no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional, visitaram pontos turísticos da Praça dos Girassóis, em Palmas, nesta segunda-feira, 13. A atividade foi proporcionada pelo projeto Roteiro geo-turístico, que é uma forma de incentivo da unidade escolar aos alunos destaques. Foram cerca de 45 estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental e do ensino médio.

“O objetivo da visita é dar aos alunos a oportunidade de conhecer tanto a História de criação do Estado do Tocantins quanto o surgimento da capital, Palmas. Além da Geografia do Tocantins em si, por meio desta aula-campo”, explicou Dinomagno Alves dos Santos, professor responsável pela visita.

A aula-campo teve início às 8h, no Palácio Araguaia, sede do poder Executivo. Seguindo o roteiro, os estudantes conheceram outros pontos importantes da Praça dos Girassóis: o Relógio do Sol, a Praça Krahô, Cascata, o Monumento aos Dezoito do Forte, Memorial Coluna Prestes, Monumento a Bíblia, o Cruzeiro e o Monumento de Súplica dos Pioneiros. Os estudantes conheceram, ainda, o Tribunal de Justiça, sede do poder Judiciário, e a Assembleia Legislativa, onde foi finalizada a visita.

A estudante Zulmyra Rodrigues de Souza, da 3ª série do ensino médio, contou que a atividade é um complemento ao que ela aprendeu em sala de aula. “É importante sairmos da sala de aula para vermos a realidade de perto. A Praça dos Girassóis é um lugar que diz muito da nossa história, um complemento para o que lemos nos livros”, destacou.

Durante a visita, o professor Dinomagno explicou aos estudantes os significados de cada monumento e construção, além de abordar a importância destes para o Estado.

Projeto

O projeto Roteiro geo-turístico: Praça dos Girassóis é de autoria do professor Dinomagno Santos, em parceria com a coordenação de projetos da Escola Estadual Beira Rio. O passeio com fins pedagógicos surge com a necessidade dos estudantes da educação básica conhecerem a História e a Geografia de Palmas e do Tocantins. Por meio do passeio pelos pontos turísticos localizados na Praça dos Girassóis, o projeto é um caminho de inserção social e valorização do patrimônio histórico-social do Tocantins.

Praça dos Girassóis

Com 571 mil metros quadrados, a Praça dos Girassóis é a maior da América latina e a segunda maior praça urbana do mundo. Começou a ser construída em 18 de outubro de 1999 e contou com 800 operários trabalhando para erguer o cartão postal da capital Palmas. 

Inaugurada no dia 7 de setembro de 2000 com algumas obras ainda em andamento, a Praça dos Girassóis é um complexo arquitetônico que reúne as sedes dos três poderes públicos estaduais: o Palácio Araguaia (Poder Executivo), a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Poder Legislativo) e o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (Poder Judiciário), além das Secretarias de Governo que estão distribuídas nas alas leste e oeste da praça.

Estão na estrutura da Praça dos Girassóis, ainda, dezenas de monumentos e obras de arte que homenageiam o povo tocantinense e ajudam a contar a sua história.

Tags: Tocantins TO SeducTO