NOTÍCIAS

Bahia 17:13, 18 jul 2019 Estudante da zona rural de Adustina toma posse no Parlamento Juvenil do Mercosul

Estudante da zona rural de Adustina toma posse no Parlamento Juvenil do Mercosul

Com bastante orgulho e animação, o estudante Miquéias Nascimento Araújo, 18 anos, 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Castro Alves, não conteve a alegria ao ser empossado como representante da Bahia, no biênio 2018-2020, no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), na manhã desta quinta-feira (18), em Brasília. O jovem, morador da zona rural de Adustina (356 km de Salvador), garantiu a eleição por meio do projeto “Intervenção colaborativa: preparando o jovem para o mercado de trabalho”. Durante permanência na capital federal, ele ainda participou de um curso de formação com palestras e oficinas, que abordaram eixos temáticos do PJM, como direitos humanos e participação cívica.     

Segundo Miquéias, a expectativa para o seu mandato é adquirir conhecimento e propor soluções. “Estou extremamente feliz com essa oportunidade ímpar para mim e para a minha escola. Queremos uma união de todos os parlamentares, apoiando um ao outro, para sermos ouvidos e para que possamos contribuir para o protagonismo juvenil na América Latina, levando soluções e propondo melhorias para a educação. Na posse foi lida a carta que produzimos em conjunto com reivindicações para a educação que seria entregue ao ministro da Educação”, destacou.

Segundo Miquéias, a experiência já está sendo bastante produtiva para sua formação. “Tivemos oficinas e palestras com diversos temas desde terça-feira com a Secretaria Nacional da Juventude, podendo ouvir pessoas que nos inspiraram bastante e nos ajudaram a conhecer a vivência no Congresso. Agora, estarei esperando a confirmação do evento em Montevidéu, no Uruguai, onde estarão todos os outros jovens parlamentares do Mercosul”, contou.

Sobre o PJM - O Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) é uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio do Setor Educacional do Mercosul (SEM), que proporciona aos jovens estudantes do Ensino Médio da rede pública dos países membros e associados do bloco um espaço de encontro e diálogo que incentive o protagonismo juvenil para geração de propostas sobre temáticas de interesse comum. O PJM é uma experiência formativa para os jovens envolvidos que, além de ampliar seus conhecimentos, vivenciam o funcionamento das instituições democráticas e participam de debates construtivos que lhes permitem fortalecer a capacidade para expressar suas ideias, bem como desenvolver habilidades de reflexão crítica para formulação de propostas que reflitam suas necessidades.   


Tags: Bahia BA Parlamento Juvenil Estudante