NOTÍCIAS

Piaui 18:46, 11 ago 2017 Estado incentiva criação e revitalização de grêmios estudantis

Os grêmios estudantis das escolas estaduais do Piauí estão em processo de reformulação Secretaria de Estado da Educação do Piauí, Rejane Dias, participou da abertura do encontro
Foto: Ascom/Raoni Barbosa

Esse é o foco do 1º Encontro de Grêmios Estudantis das Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Piauí.

Com o apoio do Governo do Piauí e da Coordenadoria da Juventude (Cojuv), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou nesta quinta-feira (11), o 1º Encontro de Grêmios Estudantis das Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Piauí.

Os grêmios estudantis das escolas estaduais do Piauí estão em processo de reformulação visando ampliar a capacidade de atuação. A Supervisão de Grêmios Estudantis, Sugres, está à frente deste processo de capacitação dos estudantes para que eles criem ou revitalizem os grêmios nas escolas da rede estadual, o que já ocorreu em Coivaras, São João do Piauí e outros municípios.

De acordo com a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, a Seduc tem apoiado os grêmios estudantis. "Nós queremos que a direção das nossas escolas, até mesmo a própria Secretaria da Educação, juntos possamos ter mais um canal de diálogo e de participação, e, evidentemente, reforçar a questão da democracia, também, em nossas escolas. Eu acredito que vocês estudantes têm muito o que contribuir, o protagonismo juvenil tem que ser reforçado e valorizado, para que a gente possa construir uma escola com mais qualidade, que realmente venha a atender os anseios de vocês, tanto é que a própria reforma do ensino médio já visa isso, ou seja, nós temos que pensar e levar, principalmente, em consideração, o protagonismo juvenil, e o que vocês querem para o futuro", disse a gestora.

Segundo o supervisor e ex-líder de grêmio estudantil no Liceu Piauiense, Hedson Barata, o projeto tenta estimular o aluno a cuidar em todos os sentidos da escola e a se comprometer com a educação.

"Além de dar voz oficial às demandas estudantis dentro da gestão escolar, o grêmio é importante por oportunizar aos jovens agir politicamente e conciliar opiniões por meio do diálogo. A Sugres pretende capacitar 35 grêmios escolares em Teresina, chegando a 60 no estado, neste primeiro ano. O 1º Encontro de Grêmios Estudantis das Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Piauí foi um momento de integração e de avaliação desse trabalho.", revela Hedson Barata.



Tags: PI Piaui Grêmio Nordeste