NOTÍCIAS

Alagoas 12:40, 28 jun 2019 Estado e municípios alagoanos participam de formação do Projeto Político-Pedagógico

Educadores alagoanos se reuniram para discutir os PPP Educadores alagoanos se reuniram para discutir os PPP Educadores alagoanos se reuniram para discutir os PPP Educadores alagoanos se reuniram para discutir os PPP
Foto: José Demétrio

Formação faz parte da segunda etapa da implementação do Referencial da Educação de Alagoas

Texto: Ana Carolina Lima

Quatrocentos educadores das redes municipais de ensino estiveram reunidos nesta quinta-feira (27) na Escola Estadual Princesa Isabel, no Cepa, para a formação sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas de ensino infantil e fundamental, documento importante para o desenvolvimento das atividades escolares e melhora do ensino no estado.

Na ocasião, Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/AL) fortaleceram sua parceria para a promoção de formações para os profissionais da educação. A ação faz parte do processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que define o conjunto das aprendizagens essenciais para os alunos da Educação Básica. Por sua vez, a BNCC serve de base para o Referencial Curricular de Alagoas – ReCAL – o qual subsidia a reelaboração dos PPPs.

O PPP - A formação faz parte do Ciclo 2 de implementação do Referencial de Educação de Alagoas. Seu objetivo é passar todas as informações para que os PPPs possam ser revisados e atualizados. Posteriormente, os profissionais que participaram desta formação, passarão os conhecimentos adquiridos para os gestores das escolas públicas de seus municípios. A primeira etapa (Ciclo 1), que aconteceu em 2018, contou com a elaboração do Referencial para os ensinos infantil e fundamental.

“Esse evento dá continuidade às ações da implementação da Base Nacional Comum Curricular no estado. Hoje iniciamos a primeira formação do Ciclo 2 desse processo. Para que aconteça a implementação é necessário discutir com as escolas públicas a revisão de seu Projeto Político Pedagógico. Uma escola não existe sem o PPP. Ele é a raiz do ensino, responsável por nortear as ações e atividades pedagógicas que acontecem numa escola. Ele traz o território que tem que ser trabalhado, quem é o público que a escola vai atender”, conta o superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa.

A gerente da Educação Básica da Seduc, Fabiana Dias, diz que a meta da Secretaria é que 100% das escolas públicas renovem seus PPPs até o final deste ano. “O PPP é um documento vivo, dinâmico, que precisa de atualização. Nós temos três etapas das grandes ações de multiplicação e, no intervalo que acontece entre eles, teremos as ações de acompanhamento dessa execução, desse planejamento”, relata.

Parceria - Neilton Nunes é integrante da Undime e atua como articulador do regime de colaboração. A instituição age como ponte entre o Estado e Municípios para que a parceria entre eles sirva como ferramenta de fortalecimento do trabalho exercido em prol da educação em Alagoas.

“Esse regime de colaboração é importante porque a formação do professor e a melhoria da qualidade da educação não é de responsabilidade de apenas um órgão, mas do processo coletivo, que é essencial. A Undime é uma instituição que tem trabalhado e priorizado a questão da parceria entre as instituições”, afirma o articulador.


Tags: Formação de Professores Alagoas AL BNCC